Da lesão ao pódio: histórias que inspiram na 2ª Corrida Pedestre do Crea-AM
Está chegando a hora da corrida mais bonita da cidade, disputada no Centro Histórico de Manaus
Veteranos e novatos, profissionais da engenharia ou público em geral, a 2ª edição da Corrida Pedestre do Crea-AM, que acontecerá no dia 8 de dezembro – feriado de Nossa Senhora da Conceição, no Amazonas – será uma prova democrática, aberta para todos os interessados. E mais do que isso: a corrida será disputada no Centro Histórico de Manaus, um dos cartões-postais mais simbólicos da cidade. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 2 de dezembro.
Nelcimara Lima é engenheira civil e apaixonada por esportes. Antes de se tornar praticante de corrida de rua, jogava futebol. Foi após sofrer uma lesão no joelho que ela descobriu o gosto pela corrida.
“Sempre joguei futebol e participava de campeonatos. No futebol, as mudanças de direção constantes acabam gerando lesões. Tive uma lesão no LCA (Ligamento Cruzado Anterior) e, no processo de recuperação, não queria ficar sem praticar nenhum esporte. Foi quando descobri a corrida”, revela.
Hoje, Nelcimara já participou de várias provas e conta que a paixão só cresce. “Sou uma corredora amadora, e isso acaba impulsionando as pessoas a correrem. Ouvi muita gente dizendo: ‘olha, ela foi lá, é amadora e já subiu no pódio’. Já subi no pódio quatro vezes, então isso inspira as pessoas”, afirma.
Agora, a atleta se prepara para participar da corrida pedestre, que terá categorias específicas para profissionais da engenharia, agronomia e geociências.
Como embaixadora da corrida do Crea-AM, Nelcimara aproveita para convidar o público geral e todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. “É uma corrida que tem categorias específicas para nós, profissionais. Isso é incrível. Que outra corrida tem isso?”, observa.
Categorias
As categorias destinadas aos profissionais do Sistema Confea/Crea são: profissionais registrados no Crea-AM; engenheiros categoria Sênior (+20 anos de registro); colaboradores do Crea-AM; estudantes e membros do Crea Jr.
Iniciantes
Lidiany Cavalcante, professora-pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), começou a correr há pouco tempo, e a 2ª Corrida do Crea-AM será sua segunda prova. “Tem poucos meses que estou em treinamento, e o objetivo é buscar autocuidado, qualidade de vida e vencer o sedentarismo. A corrida tem muito disso: ela movimenta, faz o corpo todo trabalhar. Obter qualidade de vida é a nossa meta”, afirma.
Em contagem regressiva para o evento, ela comenta a oportunidade de competir em um dos cenários mais emblemáticos da capital.
“O que significa correr no Centro Histórico de Manaus? Ah, significa muito. O próprio nome diz: é história, é a nossa cidade. É perto do Teatro Amazonas, um dos mais lindos do mundo. Nosso Centro Histórico carrega uma trajetória importante, e nada melhor do que fazer uma performance de corrida nesse espaço”, opina.
A professora Caroline Silveira também começou a correr recentemente e está inscrita na prova. “Também estou nesse processo, me preparando para a corrida do Crea. Estou num momento de autocuidado, sentindo meu corpo, percebendo como ele se comporta com 3K, 5K. Estamos confiantes para essa corrida do Crea.”
Caroline deixa ainda um convite para quem está começando: “Convidamos todos a se movimentar, a participar. Não importa se caminha ou se corre. O importante é estar presente, é se movimentar. A gente já está num processo diferencial só de sair de casa e colocar o corpo em movimento. O ritmo pouco importa. O essencial mesmo é participar”, destaca.
Serviço:
*O quê:* 2ª Corrida Pedestre do Crea-AM
*Quando:* Segunda-feira 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição
*Horário:* 6h
*Local:* Largada nos fundos do Teatro Amazonas
*Inscrições:* Até o dia 2 de dezembro
*Link de inscrição:* https://www.ticketsports.com.br/e/2-corrida-pedestre-crea-am-2025-74596
*Mais informações:* Leanderson Lima (92) 99631-5091 (assessor de comunicação do Crea-AM).
*Fotos:* Divulgação




.png)


Nenhum comentário