DO BOI-BUMBÁ AO SAMBA: CARIMBOLANDO CELEBRA CONSCIÊNCIA NEGRA NO QUILOMBO DE SÃO BENEDITO
Maracatu Eco da Sapopema, Marujada de Guerra do Boi Caprichoso e Grupo Maroaga estão entre as atrações que encerram o festival neste sábado (8/11)
Manaus (AM) – O som dos tambores e das tradições afro-amazônicas vai ecoar mais uma vez no Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, neste sábado (8/11), a partir das 15h. O Festival Carimbolando: Despertando o Sonho Cabano encerra a edição de 2025 com uma grande celebração à cultura negra, reunindo música, dança e manifestações populares em uma tarde de ancestralidade e resistência.
A primeira noite do evento foi marcada por força e simbolismo, abrindo caminhos para uma programação que reafirma a cultura negra e afro-indígena em toda sua potência. As formações e apresentações destacaram o protagonismo cultural dos povos e grupos tradicionais, a valorização da cultura popular e a importância da acessibilidade.
“Na grande celebração deste sábado, esperamos receber o público de todas as zonas da cidade nesse aquilombamento que celebra a ancestralidade, a cultura e a história negra no Quilombo de São Benedito”, destaca Andarilha, produtora cultural e uma das organizadoras do festival.
Após reunir cerca de 60 participantes na primeira noite, o Carimbolando retorna com apresentações de Grupo Maroaga, Maracatu Eco da Sapopema, Samba da Cor, Cocada Baré, Do Quilombo se fez Samba Raiz (com participação especial de Sisi Rolim) e o encontro festivo entre Marujada de Guerra e Movimento Marujada, que encerra a noite em cortejo.
O projeto é uma realização da Caldo Negro Produções, em parceria com o Cocada Baré, o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito e o Movimento Marujada, com apoio do Concultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Manaus.
Fotos: Jessica Oliveira
📅 PROGRAMAÇÃO – Sábado, 8 de novembro
📍 Quilombo Urbano de São Benedito – Av. Japurá, 1527, Praça 14 de Janeiro, Manaus (AM)
15h – Grupo Maroaga
16h – Maracatu Eco da Sapopema
17h – Samba da Cor
18h – Cocada Baré
19h – Do Quilombo se fez Samba Raiz (participação de Sisi Rolim)
20h às 22h – Marujada de Guerra e Movimento Marujada




.png)


Nenhum comentário