Mayra Dias defende uso do sistema ‘Paredão’ para auxiliar na busca por pessoas desaparecidas no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Mayra Dias defende uso do sistema ‘Paredão’ para auxiliar na busca por pessoas desaparecidas no Amazonas

Deputada solicitou ao Governo do Estado a ampliação da funcionalidade do videomonitoramento com integração de dados e protocolos éticos de segurança da informação



Para auxiliar na busca e localização de pessoas desaparecidas no Amazonas, o deputada estadual Mayra Dias (Avante) defendeu, nesta terça-feira (11/11), a ampliação do uso do sistema de videomonitoramento “Paredão”. O pedido foi formalizado por meio do Requerimento nº 4047/2025, encaminhado ao Governo do Estado.


Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Mayra ressaltou que o Amazonas registrou 640 desaparecimentos entre janeiro e agosto de 2025, ficando em terceiro lugar na região Norte, atrás apenas do Pará e de Rondônia. Segundo a parlamentar, são três desaparecimentos por dia, o que torna urgente o uso de ferramentas tecnológicas para garantir respostas mais rápidas e eficazes.


O requerimento propõe que o sistema seja integrado aos bancos de dados da Polícia Civil, do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e de hospitais, além da criação de protocolos que assegurem a ética e a segurança das informações.


O ‘Paredão’ já ajuda a identificar criminosos e a prevenir delitos. Essa tecnologia também precisa servir à vida, ajudando a encontrar pessoas desaparecidas e aliviar o sofrimento de tantas famílias amazonenses”, afirmou Mayra Dias.


A parlamentar defendeu, ainda, que o Governo adote medidas concretas e urgentes, com celeridade nas buscas e proteção à dignidade das famílias, ressaltando que o tema é humanitário e deve ser tratado como prioridade de Estado.


Nosso compromisso é com a vida e com a esperança de quem espera por um ente querido. O Estado tem o dever de usar todos os recursos disponíveis para dar respostas e garantir justiça”, concluiu Mayra Dias.


Texto: Cayo Dias

Foto: Nathalie Brasil

Nenhum comentário