“Alegria do Beiradão”: álbum infantil celebra ritmos amazônicos e promove educação ambiental
Projeto reúne dez faixas inéditas inspiradas em Boi-Bumbá, Carimbó, Ciranda e Beiradão, reforçando a representatividade amazônica na música infantil
A música regional amazônica ganha um novo espaço no universo infantil com o lançamento de “Alegria do Beiradão”, álbum autoral que celebra a fauna, a flora e as tradições do Norte do Brasil por meio de ritmos como Boi-bumbá, Carimbó, Ciranda e Beiradão. Idealizado pelo artista amazonense Doreto, o projeto será apresentado ao público no dia 8 de dezembro (segunda-feira), às 18h30, no Centro de Convivência da Família – CCF Galo da Serra I, em Presidente Figueiredo, acompanhado do lançamento de um videoclipe 2D.
Com foco na identidade amazônica e na formação cultural das novas gerações, o álbum propõe apresentar às crianças um repertório que une musicalidade regional, educação ambiental, inclusão e valorização das raízes locais.
A iniciativa será desenvolvida em duas etapas: a produção do álbum digital, composto por dez faixas inéditas, incluindo participação da cantora Dandara Aguiar e o show de lançamento no CCF Galo da Serra I, com ações inclusivas destinadas ao público PCD. Disponibilizado exclusivamente em plataformas de streaming (Spotify, Deezer, iTunes, Amazon, entre outras), o projeto tem a meta de alcançar 100 mil ouvintes, ampliando a presença da cultura amazônica no cenário musical infantil. O videoclipe em 2D será lançado no canal oficial Rios Coloridos no YouTube. Para assistir, basta acessar o link: https://youtube.com/@rioscoloridos?si=bxVvA85yoYZqNwXS
Como contrapartida social, “Alegria do Beiradão” realizará apresentações nas escolas Deisy Lammel Hendges e Roxana Pereira Bonessi, na Zona Rural de Presidente Figueiredo. As atividades irão promover música, cultura, território e educação ambiental para crianças de 4 a 12 anos, público prioritário do projeto.
Doreto destaca que a proposta nasce da necessidade de fortalecer a representatividade amazônica em produções voltadas para a infância.
_“Diferente de projetos midiáticos nacionais amplamente difundidos, como ‘Mundo Bita’, ‘Galinha Pintadinha’ e ‘Bolofofos’, que quase não representam a diversidade amazônica, ‘Alegria do Beiradão’ se destaca pela autenticidade e pela imersão real na vida, nos contextos e nas ancestralidades da região. Além disso, incorpora práticas sustentáveis, com o uso de materiais recicláveis e conteúdos que incentivam a preservação ambiental.”, observa o artista._
“Este projeto foi contemplado no EDITAL N° 06/2024 - Fomento à Execução de Ações Culturais de Música- PNAB do Amazonas”.
Os artistas
A parceria entre esses dois artistas, ambos profundamente enraizados nos ritmos nortistas, representa mais do que um encontro musical, é a convergência de duas trajetórias que carregam a pulsação da floresta, das águas e das tradições populares. Com repertórios que transitam entre o carimbó, o boi-bumbá, o brega, o beiradão e outras sonoridades amazônicas, eles unem forças para fortalecer a cultura regional, ampliar sua representatividade e levar ao público uma experiência sonora que reafirma a potência artística do Norte do Brasil.
Doreto
Diego Rodrigues Gomes, conhecido artisticamente como Doreto, é reconhecido como um dos principais representantes da música amazônica contemporânea. Autodidata, iniciou sua trajetória aos 16 anos e migrou da MPB e do rock para os ritmos regionais, incorporando Carimbó, Brega e Beiradão em seus trabalhos.
Em 2023, lançou o projeto “Rios Coloridos”, que encantou crianças e adultos com animações educativas que exaltam a cultura amazônica e marcaram sua entrada definitiva na música infantil.
Com “Alegria do Beiradão”, Doreto aprofunda sua missão artística: fortalecer a representatividade da Amazônia na infância, democratizar o acesso à música regional e incentivar a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.
Dandara
Dandara Aguiar começou a cantar em 2010 em Itaituba - Pará, mas foi em junho de 2012 que começou suas apresentações com o músico Eudes Diaz, em Santarém. Com Eudes, fez apresentação de dois shows para o SESC Santarém intitulados "Dandara entre 4 paredes" e "A Hard Day's Night".
Em 2013, defendeu a música de Eduardo Serique intitulado Chorinho Bom e chegou a semifinal. Em 2017, cantou junto dos The Cremosos onde fazia uma mistura de ritmos do Pará, principalmente brega e carimbó. Também trabalhou juntamente com o cantor, compositor e produtor Andrew Só, onde tinha um projeto de acústico de mpb e música paraense. Em 2023 participou da banda Paraíso Show e em 2024 fez uma super parceria com artista Marcelo Nakamura realizando um projeto que mostra a riqueza da Música Paraense. Em 2025 segue cantando no grupo de Carimbó intitulado Carimbó do Futuro, mostrando a força que este ritmo tem.
Fotos: Matheus Sarmento



.png)


Nenhum comentário