Crianças participam do "Natal de Luz" em Manaus
Evento teve a presença de pais, relatos de superação e apresentações natalinas especiais dos pacientes
Sorrisos, olhos atentos e aplausos carregados de emoção marcaram o “Natal de Luz” em Manaus. A programação especial de fim de ano, realizada pela Clínica Hapvida TEA Adrianópolis, transformou a unidade em um espaço de celebração, inclusão e afeto. O evento reuniu crianças atendidas, familiares e profissionais, com música, interação e mensagens de esperança.
A iniciativa contou com uma abertura solene, embalada por um momento instrumental com a canção “Natal, Natal, Natal”, executada ao saxofone, seguida das boas-vindas da coordenação da unidade. Em seguida, a pequena Maria Luiza Medeiros encantou o público ao apresentar a música “Bebê Jesus”.
Na sequência, Miguel Gabriel Mendes Freitas emocionou ao interpretar “Jingle Bells” no teclado, enquanto Luiz Neto declamou a letra de “Carol of the Bells”, com apoio da terapeuta Meili Sandra Lima. O momento reuniu João Henrique, Luiz Neto, Benjamin Fernandes e Arthur Lima, ao lado de seus familiares, na apresentação coletiva da canção “Noite Feliz”.
Casos concretos
Luiz Neto Carvalho, de 13 anos, falou sobre a experiência de participar da programação musical e dos ensaios, destacando que o momento representou um desafio superado ao longo do processo. Já familiarizado com a música desde os 11 anos, ele se apresentou ao teclado, instrumento pelo qual demonstra grande afinidade, e ressaltou a importância da atividade musical como parte do seu desenvolvimento e tratamento.
“Primeiramente, quando o Wagner (terapeuta) me avisou sobre a programação, eu fiquei extremamente nervoso. Mas, conforme o tempo foi passando, eu comecei a me acalmar e percebi que ia ser uma coisa boa pra mim. Como eu já tocava desde os meus 11 anos, consegui tocar ‘Noite Feliz’ superbem. Então, foi bom. Eu gosto muito de tocar teclado e acredito que a música é importante pro tratamento, sim”, disse o paciente Luiz.
Para a mãe, Maria Cristina Sousa, autônoma, ver o filho cantando diante do público simboliza uma grande conquista. “Foi emocionante, porque hoje ele está se apresentando pra bastante gente”, relatou. O avanço é ainda mais significativo ao lembrar que ele tinha dificuldades de socialização e evitava ambientes com muitas pessoas. “Ele não gostava de estar no meio de tanta gente e se desenvolveu bem”, afirmou a mãe.
Outro caso é o relatado por Wilson da Silva Fernandes, eletrotécnico e pai de Benjamin Fernandes, paciente de sete anos, que ressaltou a importância de acompanhar de perto as terapias do filho e participar das atividades. Segundo ele, os ganhos proporcionados pela terapia ficam claros quando se compara o início do acompanhamento com o momento atual. “Quando a gente olha para os primeiros dias e compara com hoje, a evolução foi muito grande”, concluiu.
Propósito institucional
Para Mônica Castro, coordenadora da Clínica Hapvida TEA Adrianópolis, o evento integra o propósito institucional da unidade ao associar ações terapêuticas, educativas e humanizadas no cuidado às crianças neurodivergentes.
"A programação foi planejada de forma multidisciplinar, considerando estímulos cognitivos, sensoriais e socioemocionais adequados ao perfil dos pacientes. Iniciativas como essa contribuem para o fortalecimento do vínculo terapêutico, a participação ativa das famílias e a consolidação de um ambiente assistencial estruturado, inclusivo e alinhado às boas práticas de atenção especializada", afirma Mônica.
Um Lugar para Todos
A programação também contou com a dinâmica “Um Lugar para Todos”, que estimulou a interação entre os participantes por meio de perguntas leves e bem-humoradas, levando a uma reflexão sobre aceitação e empatia. Outro momento marcante foi o Jogo da Memória dos Números, atividade interativa que trabalhou concentração e participação coletiva.
Coral Hapvida Amazonas
O encerramento ficou por conta do Coral Hapvida Amazonas, formado por colaboradores e profissionais da unidade, seguido de um momento de união com todos cantando juntos a música “Vem que está chegando o Natal”. A coordenação finalizou a programação com agradecimentos e votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo às famílias e colaboradores da Clínica Hapvida TEA Adrianópolis.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.








.png)



Nenhum comentário