Dezembro Vermelho: jovens lideram casos de ISTs em Manaus
Os jovens continuam a concentrar a maior parte dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Manaus, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Entre janeiro e novembro deste ano, dos 1.298 registros de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), 66,79% ocorreram em pessoas de 20 a 39 anos. No caso da sífilis, até outubro, dos 2.479 casos notificados, 22,4% foram em adolescentes de 10 a 19 anos e 63,7% em adultos de 20 a 39 anos.
Entre os jovens, o aumento de casos está ligado sobretudo ao baixo acesso à informação, à menor percepção de risco e ao início precoce da vida sexual. Por isso, a campanha Dezembro Vermelho, voltada à conscientização sobre as ISTs, torna-se ainda mais essencial, ao reforçar a prevenção e ampliar o acesso a orientações seguras para esse público.
De modo geral, a principal forma de prevenir essas infecções é o uso de preservativo, seja feminino ou masculino. Também é essencial manter a vacinação em dia para as doenças que contam com imunizantes, como hepatite B e HPV. Outro hábito importante é realizar testagens para ISTs, cuja recomendação padrão é que seja feito pelo menos uma vez por ano.
“Os testes de HIV e sífilis são realizados por meio de uma coleta de sangue com punção na ponta do dedo. O ponto positivo é que, além de ser um procedimento simples, o resultado fica pronto em 20 minutos”, explica a farmacêutica Rosenara Queiroz de Souza Yoshii, da Santo Remédio, que disponibiliza os exames em suas principais unidades.
A rede de farmácias é um exemplo de como os serviços de prevenção e testagem para ISTs se tornaram mais acessíveis ao público em geral, inclusive aos jovens, já que não exigem marcação de consultas prévias. Além disso, evidencia como as drogarias, para além da dispensa de medicamentos, podem ocupar esse espaço de acolhimento e escuta.
Cuidados e orientação
Rosenara destaca que os farmacêuticos que realizam os testes na rede Santo Remédio são habilitados para essa função e orientados a atender os pacientes com total discrição e empatia. Também há um protocolo estabelecido para que possam dar seguimento aos atendimentos.
“Quando o resultado é positivo, o teste é realizado novamente. Se continuar o mesmo, o paciente é orientado a procurar um atendimento especializado para confirmação do diagnóstico por meio de exame sorológico (com uma amostra maior de sangue) e início do tratamento”, afirma.
Além das testagens, ela lembra que o público pode encontrar nas farmácias aqueles que são considerados o principal meio de prevenção para as ISTs: os preservativos. Os produtos ficam acessíveis aos clientes em uma das gôndolas centrais das unidades, não atrás dos balcões, aumentando a privacidade na compra.
Conscientização
Como parte dos esforços do Dezembro Vermelho para conscientizar a população sobre as ISTs, a Santo Remédio também lançou uma campanha informativa nas redes sociais e unidades, reforçando a importância da prevenção e da testagem.
“Vamos disponibilizar informativos, fazer postagens em nossas páginas e enviar alertas aos clientes cadastrados, incentivando a prevenção e a realização de testes”, afirma o coordenador de marketing, Rubens Bentes.
Dezembro Vermelho
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei n.º 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional, constituindo-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids. Posteriormente, a data passou a incluir também outras ISTs, como sífilis e hepatites B e C.
Vale destacar que essas infecções são tratáveis, e os pacientes podem alcançar a cura, como ocorre na sífilis, ou conviver com a infecção de forma controlada, como no caso do HIV. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 92% das pessoas em tratamento para HIV já atingiram o estágio de estarem ‘indetectáveis’, quando não mais transmitem o vírus e nem manifestam os sintomas da Aids.
Foto: Freepik



.png)


Nenhum comentário