Jovem escritora leva educação financeira à floresta amazônica - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Jovem escritora leva educação financeira à floresta amazônica

Projeto Turnê em Rica Amazônia transforma o dinheiro em ferramenta de sonhos e autonomia para crianças da região Norte




Aos 15 anos, a amazonense Malu Lira já escreveu 20 livros, palestrou ao redor do Brasil e na França, e fundou o projeto Malu Finanças na Escola, Programa Malu na Escola, presente em mais de 100 instituições de ensino em todo o Brasil. Em dezembro de 2025, ela viaja ao redor da sua terra Amazonas com um novo propósito de levar educação financeira para as escolas públicas e comunidades ribeirinhas do Amazonas por meio da Turnê em Rica Amazônia, uma expedição que une conhecimento, sonhos e histórias.


Entre os dias 7 e 12 de dezembro, Malu parte de Manaus e percorre as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá. Os municípios fazem parte do Programa Malu na Escola, adotando o Programa Malu na Escola  para aplicação dentro das suas escolas e foram escolhidas pelos resultados expressivos que tiveram com engajamento das crianças e adolescentes dentro ensino de Educação Financeira, através do Programa. A programação inclui palestras, bate-papos e vivências com estudantes e educadores que já aplicam programa  da jovem escritora em sala de aula.


“Quando eu falo em educação financeira, eu não falo só de números. Eu falo de autoconfiança, de sonho para o futuro, de sabedoria em todos os aspectos da vida. Cada criança que entende o valor do seu dinheiro começa a entender o papel que ele tem em sua história e como usá-lo para alcançar a vida que quer”, afirma Malu, que começou sua jornada ainda criança ao estudar sozinha com vídeos e livros sobre o tema.




A turnê valoriza os saberes locais e amplia o acesso de crianças e adolescentes à educação financeira como ferramenta de liberdade e planejamento.


Além dos espaços comunitários, a iniciativa busca inspirar novas lideranças e semear uma nova mentalidade em relação ao dinheiro, uma mentalidade que respeita a cultura amazônica e estimula a autonomia desde cedo. “O que a gente planta agora pode florescer para muitas gerações. Eu quero que cada criança saiba que pode realizar seus sonhos, sem depender  milagre, mas de escolha, planejamento e conhecimento”, diz Malu.




A Turnê em Rica Amazônia é uma realização do Grupo Malu Finanças e reforça o compromisso da jovem escritora com a transformação social por meio da educação e será acompanhada por uma equipe cinematográfica que irá produzir um documentário sobre a importância dos cuidados com as finanças e a conscientização sobre o futuro no ambiente da juventude amazônica. “É um encontro entre o futuro e a floresta, entre o que se aprende e o que se vive. Um projeto que nasce da Amazônia e reflete pelo Brasil”, finaliza.

Nenhum comentário