Condenado pela morte da ex-noiva é preso dentro de oficina em Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Condenado pela morte da ex-noiva é preso dentro de oficina em Manaus

Foragido desde a condenação, Alesson Pessoa Mota foi localizado em uma oficina mecânica no bairro Tarumã.



Alesson Pessoa Mota, condenado pelo assassinato da técnica em enfermagem Viviane Costa, foi preso no início da tarde desta terça-feira (27), em Manaus. Considerado foragido da Justiça, ele foi localizado após denúncias anônimas e detido por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), encerrando uma longa busca pelo condenado.



 A captura ocorreu em uma oficina mecânica situada na rua Uruaçu, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. Segundo a polícia, Alesson trabalhava normalmente no local quando foi abordado pelos agentes. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, expedido após a condenação definitiva pelo crime.


Após a prisão, o condenado foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram realizados os procedimentos legais antes do encaminhamento ao sistema prisional.


Crime que chocou Manaus

O assassinato de Viviane Costa teve início em 2013 e causou forte comoção na capital amazonense. Conforme o processo judicial, Alesson não aceitou o fim do relacionamento com a ex-noiva e passou a arquitetar a morte da vítima.


Viviane chegou a ser alvo de dois atentados em menos de um ano. No primeiro ataque, conseguiu sobreviver. No segundo, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu.




Condenação e agravantes


Alesson foi apontado como o mandante do crime, tendo contratado Francisco de Almeida, policial reformado, para executar a vítima. O julgamento ocorreu em julho de 2025, no Fórum Henoch Reis. Ao final, a Justiça condenou Alesson a 37 anos, três meses e 15 dias de prisão em regime fechado. O executor recebeu pena de 33 anos e nove meses e foi preso ainda em setembro do ano passado.


A reincidência das tentativas de homicídio e a persistência em ordenar novos ataques foram considerados agravantes decisivos na dosimetria da pena.




Nenhum comentário