Pequenos da Floresta: infância, memória e identidade de Parintins ganham forma em histórias ilustradas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Pequenos da Floresta: infância, memória e identidade de Parintins ganham forma em histórias ilustradas



Parintins - Resgatar a memória de Parintins e apresentá-la às novas gerações por meio do afeto, da imaginação e da linguagem infantil. Essa é a essência do Pequenos da Floresta, projeto idealizado pela empresária Erika Baranda em parceria com a filha, Maria Clara Baranda Clark, de 6 anos. A iniciativa, que já circula nas redes sociais em formato de tirinhas e narrativas ilustradas, recria fatos, personagens e espaços da cidade a partir de escutas sensíveis, relatos orais e vivências reais.


Histórias que atravessam gerações

Segundo Erika Baranda, o projeto nasce da preocupação em manter vivas histórias que, muitas vezes, só sobrevivem na memória dos mais velhos.


“O Pequenos da Floresta surgiu de uma ideia minha com a minha filha: contar às crianças as histórias de Parintins de antigamente. Hoje, grande parte dessa memória está com os idosos e, se não for repassada às novas gerações, acaba se perdendo. As histórias que contamos são baseadas em relatos, lembranças e curiosidades da nossa cidade”, explica.


Para conduzir as narrativas, foram criados personagens inspirados no cotidiano parintinense. Aru e Aruá são duas crianças de bois contrários, ele Garantido, ela Caprichoso que, juntas, criam seu próprio boizinho para brincar, o Aruê. 


Estudantes do Colégio Araújo Filho, os personagens também ajudam a contar a história da instituição e da cidade, além de refletirem a religiosidade local, como a devoção a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.




O universo do projeto se amplia com outros personagens simbólicos: o cachorro caramelo Rabuntazinha e o gato Tucumã, que abordam a adoção de animais; o tricicleiro Seu José, responsável por levar as crianças a passeios narrados pelas lembranças dos mais velhos; e o pescador Seu Raimundo, que apresenta a história e a cultura das comunidades rurais.




As histórias são construídas a partir de experiências reais, como visitas a espaços carregados de memória.


“São lembranças que não estão nos livros. Se não forem contadas agora, deixam de existir. Tivemos, por exemplo, a visita à Casa dos Maranhão, onde Dona Maria Lúcia, aos 98 anos, compartilhou memórias do avô e da mãe, e também à capela do Seu Waldir Viana, um lugar de fé, história e identidade”, relata Erika.


Expansão e novos formatos

Atualmente presente nas redes sociais, o Pequenos da Floresta já projeta novos passos. 


A proposta é expandir o conteúdo para exposições, revista infantil, animação e outros formatos educativos e culturais.


“O objetivo é simples e essencial: ensinar às crianças e também aos adultos, a história, as curiosidades e a identidade cultural de Parintins de forma lúdica, afetiva e educativa. É um registro vivo da nossa memória”, reforça a idealizadora, que adianta que as histórias da antiga Fabril Juta, hoje Cidade Garantido e na Vila Amazônia, já estão sendo idealizadas. 


Com criação visual assinada pelo designer gráfico Jean Brandão, o projeto também avança para o audiovisual. O canal no YouTube já conta com cerca de dez episódios roteirizados, todos desenvolvidos por Maria Clara, que assina as histórias e os roteiros dos cards publicados nas redes.


Outra novidade é a parceria com o Pindorama Card Game, que resultará na criação de jogos infantis inspirados no universo do projeto, com foco na aprendizagem interativa da história de Parintins.




Mascotes ganham vida no Carnaval

Como parte dessa expansão, o projeto dará um passo simbólico importante no dia 16 de fevereiro, durante o Carnaval infantil do Kwati Clube, quando serão apresentados oficialmente os mascotes do Pequenos da Floresta. Os personagens estão sendo produzidos por artistas de Parintins, reforçando o compromisso da iniciativa com a valorização da arte local e da economia criativa do município.


Onde acompanhar o projeto

Instagram: @pequenosdafloresta

Nenhum comentário