Políticas de habitação e desenvolvimento urbano rendem premiações ao secretário Marcellus Campêlo, em 2025 - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Políticas de habitação e desenvolvimento urbano rendem premiações ao secretário Marcellus Campêlo, em 2025

O gestor da Sedurb e da UGPE recebeu a Comenda JK, homenagem da ALEAM e o prêmio Rio Amazonas




Em 2025, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, recebeu homenagens e premiações que consolidaram sua atuação à frente da execução das principais políticas públicas de infraestrutura urbana no Amazonas. 


Entre os reconhecimentos está a Comenda JK, considerada a mais alta honraria concedida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entregue em evento nacional, no Rio de Janeiro. A indicação foi do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), acatada pela classe, por unanimidade. 


Esse reconhecimento tem como eixo central o Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional da história do estado. Também é um reconhecimento ao Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), voltado ao reassentamento de famílias de áreas de risco e à requalificação urbana e ambiental. 


O Amazonas Meu Lar viabilizou o acesso de famílias de baixa renda ao financiamento habitacional. Pela linha de subsídio Entrada do Meu Lar, mais de 1,5 mil famílias já foram atendidas, com impacto direto, também, sobre a construção civil e o mercado imobiliário. 


Além da Comenda JK, Marcellus Campêlo também foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante sessão especial em alusão ao Dia do Engenheiro. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). 


Ainda em 2025, ele foi um dos agraciados com o Prêmio Rio Amazonas, concedido pelo Crea-AM, reconhecimento destinado a profissionais com trajetória de excelência e contribuições relevantes para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências no estado.


À frente da Sedurb e da UGPE, o secretário Marcellus Campêlo coordena também programas como o de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins; o Ilumina+, que tornou o Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% em tecnologia LED; e o Asfalta Amazonas, que já alcança dezenas de municípios com obras de recuperação do sistema viário.


Engenheiro civil com especializações em Saneamento Básico e em Governança Pública, Marcellus Campêlo consolidou, em 2025, um perfil de gestor associado à execução de políticas urbanas de grande escala, com foco em resultados, impacto social mensurável e sustentabilidade ambiental. A combinação entre formação técnica e gestão pública se refletiu no conjunto de reconhecimentos institucionais recebidos ao longo do ano, em âmbito estadual e nacional.

Nenhum comentário