UNI Eventos e Idama alinham parceria com escolas do Grupo Experimental para o Carnaval 2026
Reunião com nove agremiações definiu apoio estrutural, projetos de fomento e confirmou desfile no Carnaval do Povão
A pauta central da reunião foi o alinhamento institucional entre as entidades, a oferta de apoio estrutural e a apresentação de alternativas de fomento para viabilizar os desfiles das agremiações.
Participaram do encontro o diretor-presidente da Uni Eventos, Dedé; o coordenador Nonato Torres, representante da empresa; o presidente do Idama, Carlos Alberto Nazário; além dos nove presidentes das escolas do Grupo Experimental.
Durante a reunião, Dedé confirmou que o Carnaval do Povão está garantido e reforçou que todas as escolas do Grupo Experimental estão convidadas a integrar a programação no dia 21 de fevereiro, na Alameda Alphaville, zona norte de Manaus. Dedé informou ainda que a Uesam foi convidada para participar do encontro, mas não enviou representante, estando apenas a GAO (Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular) representada na reunião.
O dirigente da Uni Eventos esclareceu que as escolas vinculadas às entidades carnavalescas estão aptas a participar do desfile dentro da programação oficial do Carnaval do Povão, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. Na ocasião, Dedé também convidou formalmente a GAO a assumir a responsabilidade pelo quesito obrigatoriedade no desfile das escolas experimentais.
Representando a escola Império do Cajual, um dos dirigentes destacou que, sem apoio, o desfile estaria inviabilizado, mas ressaltou que, com a estrutura proposta pela Uni Eventos, a escola passa a enxergar condições reais de participação no Carnaval 2026.
Pela GAO, o representante Dudson agradeceu à Uni Eventos pela oportunidade de diálogo e destacou a importância de fomentar o carnaval de forma direta, defendendo o uso de mecanismos como a Lei Rouanet para fortalecer as escolas do Grupo Experimental.
Segundo Dedé, a Uni Eventos colocou-se à disposição para assessorar as agremiações na elaboração de projetos culturais, viabilizando o acesso a linhas de crédito e incentivos do governo federal. O Idama, por sua vez, informou que oferecerá uma contrapartida institucional, auxiliando no processo de inscrição das escolas e no fortalecimento organizacional do grupo.
A reunião contou com a presença das nove escolas do Grupo Experimental, além do diretor-presidente da Uni Eventos, Dedé; do coordenador Nonato Torres; e do presidente do Idama, Carlos Alberto Nazário.
O Carnaval do Povão conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), do deputado estadual Abdala Fraxe, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado, da Prefeitura de Manaus e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
O desfile oficial das Escolas de Samba do Grupo Experimental 2026 está marcado para o dia 21 de fevereiro, na avenida Alphaville, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.
ORDEM DE DESFILE
1º *G.R.E.S. Amigos da Onça* – 19h às 19h30
2º *G.R.E.S. Acadêmicos do Rio Negro* – 19h30 às 20h
3º *G.R.E.S. União Leste* – 20h às 20h30
4º *G.R.E.S. Mocidade da União* – 20h30 às 21h
5º *G.R.E.S.M.I. Diamante Negro* – 21h às 21h30
6º *G.R.E.S. Marquesa Imperial* – 21h30 às 22h
7º *G.R.E.S. Imperatriz Manauense* – 22h às 22h30
8º *G.R.E.S. Império do Cajual* – 22h30 às 23h
9º *G.R.E.S. Mocidade da Raiz* – 23h às 23h30
-
*TEXTO*: Mairkon Castro
*Foto*: Mairkon Castro
SERVIÇO:
🎤 CARNAVAL DO POVÃO
📅 Data: 20, 21 E 22 DE FEVEREIRO
🥁 21 DE FEVEREIRO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO EXPERIMENTAL
ALAMEDA ALPHAVILLE, S/N, BAIRRO NOVO ALEIXO, ZONA NORTE
🎟️ ESTRADA: LIBERADA




.png)



Nenhum comentário