Com apoio da Suframa, TJAM passa a integrar rede de instituições aptas a desenvolver projetos de PD&I
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) formalizou, nesta terça-feira (10), em reunião no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a entrega da resolução que credenciou a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) junto ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).
Com a medida, o TJAM torna-se o primeiro tribunal do País a contar com uma instituição de ensino própria habilitada a utilizar recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O credenciamento reconhece a Esmam como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), após aprovação no âmbito do Capda, realizado na última quinta-feira (5).
Durante a reunião, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a iniciativa amplia o alcance das políticas públicas de incentivo à inovação tecnológica na Amazônia Ocidental e fortalece a integração entre o setor público e o sistema de ciência e tecnologia da região.
“No último ano, foram aplicados aproximadamente R$ 1,64 bilhão em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cerca de 180 instituições da Amazônia Ocidental. Com o credenciamento da Escola da Magistratura, o Tribunal de Justiça do Amazonas passa a integrar esse conjunto de ICTs habilitadas, podendo acessar diretamente esses recursos para promover a modernização tecnológica do Judiciário, tanto na capital quanto no interior do Estado”, afirmou Bosco Saraiva.
Segundo a Esmam, a expectativa é que, nos próximos anos, os projetos desenvolvidos possibilitem a criação de novos sistemas, softwares e soluções voltadas à integração de plataformas e à melhoria dos serviços prestados à população.
Participaram do encontro o diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, e o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, que agradeceu à Suframa pela parceria institucional e ressaltou a receptividade do superintendente Bosco Saraiva desde o início das tratativas para viabilizar o credenciamento da Escola junto ao Capda. Pela Suframa, além de Saraiva, participaram da reunião os superintendentes-adjuntos da Autarquia Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração).
Texto: Suframa, com informações do TJAM
Fotos: Chico Batata/Divulgação/TJAM





.png)



Nenhum comentário