Últimas

Fundo Manaus Solidária acende luzes para sensibilizar população sobre o “Março Lilás”


A campanha “Março Lilás” é dedicada à sensibilização e enfrentamento ao câncer de colo do útero, tipo que mais mata mulheres no Amazonas, segundo autoridades da área. O objetivo é alertar sobre a importância do exame preventivo e da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realizou um ato simbólico de enfrentamento e prevenção à doença com o acendimento das luzes no prédio da sede do Executivo municipal, no bairro Compensa I, zona Oeste, na noite desta segunda-feira, 8/3, e a iluminação vai permanecer até o final deste mês.

 


No mundo são quase 570 mil novos casos da doença por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), de 2019. No Amazonas a estimativa é de 40,18 casos desse câncer, em cada 100 mil mulheres.

A ação foi realizada para lembrar da importância do exame Papanicolau e do apoio que as mulheres devem receber para tirar todas as dúvidas sobre a doença. As luzes foram acesas pela presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, e pela servidora Aline Cristina Trindade, da equipe de limpeza, que representou todas as mulheres que trabalham na sede da prefeitura.

“O cuidado é diário. No mês das mulheres iremos falar muito delas, com políticas públicas voltadas às mulheres e todas as questões que envolvem o mundo feminino. Combater a violência de todas as formas e especificamente no ‘Março Lilás’, lembrar da vacina do HPV para os meninos e meninas, além de exames preventivos que devem ser realizados pelas mulheres. O prefeito David Almeida não tem medido esforços para dirimir essas questões de saúde na nossa cidade”, afirma Dulce Almeida.

O exame Papanicolau pode ser feito em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A partir daí a mulher que for diagnosticada com a doença, recebe toda a orientação para seguir o tratamento adequado.

 

— — —

Texto – Divulgação / FMS

Fotos – Valdo Leão / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmUJa2Lw

Nenhum comentário