Últimas

Novo conselheiro do TCE-AM, Josué Neto, é homenageado na Assembleia Legislativa

 


O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (24), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), poder do qual fez parte durante os últimos 14 anos.


A Moção de Aplauso foi proposta pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV) e subscrita pelos outros 23 parlamentares. Josué Neto passou a ocupar um lugar na corte de contas, após ser eleito pelo Plenário da Aleam à vaga aberta com a aposentadoria compulsória de seu pai, Josué Cláudio de Souza Filho.


A 19ª Legislatura está mostrando o Poder que esta Casa tem. Há muitos anos esta Casa não conseguia eleger um deputado para a vaga de conselheiro do Estado do Amazonas. A última vaga foi do seu pai, ao qual também tenho maior respeito, foi deputado e presidente desta Assembleia Legislativa. Acredito que isso possa ser referência para as novas eleições que venham para a vaga de conselheiro, e quero dizer que esta Casa vai estar feliz em lhe receber sempre que você vier aqui”, declarou Roberto Cidade, ao falar sobre a escolha de Josué para o cargo.


Destacando que sua atuação será pautada na fiscalização efetiva e correta no uso dos recursos públicos, Josué Neto, agradeceu às deputadas e aos deputados que estiveram ao seu lado desde o começo da sua carreira política, além da sua família e dos demais integrantes dos órgãos públicos do Amazonas.


Nós sabemos que uma sociedade de um país subdesenvolvido ou em desenvolvimento como a sociedade brasileira, onde o Estado do Amazonas é o 8º Estado mais rico, mas não deixa de ser pobre e de ter as necessidades, o nosso povo precisa muito da gente. Esta Casa tem uma função muito importante de conduzir os problemas do Estado do Amazonas. Nós vamos passar por essa crise sanitária, se Deus quiser, até o último trimestre desse ano, vamos conseguir vacinar todos e nós temos uma missão muito importante nessa Casa, que é a missão de criar emprego”, analisou Josué Neto, após reverenciar seus colegas de parlamento presentes na solenidade.


Em nome de todos os parlamentares, o deputado Fausto Júnior (MDB) apontou Josué Neto como um amigo, lembrando que a capacidade de diálogo do novo conselheiro do TCE foi essencial para manter a harmonia no dia a dia do Parlamento, em especial nos momentos de crise.


Enfrentar os problemas, desatar os nós durante toda a sua vida pública. Dessa forma, com espírito público, trazendo sempre o diálogo para esta Casa. Uma característica muito importante também é de ser um homem conciliador, fazendo com que dessa forma muitos problemas, muitos desafios, que chegaram de grande tamanho, se apequenassem”, enfatizou Fausto Júnior.


Representando a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), o subdefensor Thiago Rosas, lembrou da importância do trabalho de Josué Neto no apoio ao órgão responsável por salvaguardar atendimentos de defesa jurídica da população mais carente do Amazonas.


Falar sobre o conselheiro Josué é uma missão árdua. Em 2016, tínhamos 1% de orçamento e de 2016 a 2020, enquanto o conselheiro esteve na Assembleia, todos os anos nós fomos apoiados internamente, externamente. Ele nos motivou a buscar os recursos necessários. Grande parte deste orçamento foi responsabilidade sua”, pontuou Thiago Rosas.


Estiveram presentes na solenidade a esposa de Josué Neto, Andrezza Cavalcante, e o subdefensor da DPE-AM, Thiago Rosas, que compareceram presencialmente ao Plenário; e a titular da Secretaria Administração e Gestão do Amazonas (Sead), Inês Simonetti; o presidente do TCE-AM, conselheiro Mário Mello; a conselheira do TCE Yara Lins; o conselheiro do TCE Júlio Pinheiro; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Délcio Santos, e o procurador da Procuradoria Geral do Amazonas (PGR), Alberto Rodrigues Nascimento, que participaram de forma remota.



Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Joelma Muniz

Foto: Hudson Fonseca


Nenhum comentário