Parlamentares da Aleam prestam contas de Emendas e Alessandra Campêlo oficializa licença - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Parlamentares da Aleam prestam contas de Emendas e Alessandra Campêlo oficializa licença

Na Sessão híbrida desta terça-feira (16), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), as deputadas e deputados prestaram contas à população sobre as Emendas Impositivas apresentadas por eles ao orçamento do Estado e que, gradativamente, estão sendo executadas pelo Executivo.


A emenda é um instrumento que os parlamentares têm para participar da elaboração do orçamento anual, e permitindo, desta maneira, que os deputados possam indicar programações orçamentárias para atender as demandas de comunidades, organizações não governamentais. É o caso do Abrigo Moacyr Alves, localizado o bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus, que foi contemplado com emenda impositiva de autoria do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), e permitirá que a instituição adquira um carro para auxiliar na locomoção das crianças e adolescentes com deficiência (física e neurológica) atendidos no abrigo.

Campêlo também celebrou a execução da emenda de sua autoria que beneficiou a Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (Fetape). “Graças à essa emenda os pescadores puderam ganhar sua sede, no Centro de Manaus”, disse, explicando que o local irá atender as demandas dos pescadores de todo o Estado e poderá prestar um serviço de melhor qualidade e organização.

O município de Humaitá (697 km distante da capital) também será beneficiado por meio de uma emenda parlamentar conjunta dos deputados João Luiz (Republicanos) e Felipe Souza (Patriota). O deputado João Luiz anunciou que a verba para aquisição de um tomógrafo para o hospital daquele município já está liberada, e explicou que estavam faltando apenas quesitos técnicos no local de instalação do equipamento, o que já estava sendo solucionado. “A minha certeza é de que esse equipamento não irá atender apenas os moradores de Humaitá, mas também os irmãos dos municípios vizinhos”, disse, destacando a importância do exame de tomografia para diagnóstico e indicação de tratamentos pelos médicos.

A melhoria no atendimento médico da população também acontecerá na Maternidade Nazira Daou, localizada na Zona Norte de Manaus. O deputado Delegado Péricles (PSL), em seu pronunciamento, informou que a partir de Emenda parlamentar de sua autoria foi possível que a unidade de saúde adquirisse uma ambulância, dispositivos de armazenamento de dados e 24 computadores, que permitirão agilizar e organizar o atendimento das mulheres que ali são atendidas. “Há 18 anos a maternidade faz todos seus registros ainda no papel”, disse, explicando ainda que existiam apenas dois computadores em toda a unidade, que eram utilizados na recepção.

 

Licença

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) ocupou a tribuna do Plenário Ruy Araújo para confirmar o convite do governador Wilson Lima (PSC) para que ela assuma a Secretaria de Ação Social (Seas). A secretaria é responsável pelas políticas públicas de assistência social do Governo.

Campêlo aceitou o convite e por isso informou que, a partir desta quarta-feira (17), se licenciará do cargo de deputada estadual. “O meu objetivo é de ajudar o governador Wilson Lima e, principalmente, contribuir para sanar as necessidades da população de baixa renda”, declarou.

Em apartes, o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) e os deputados Felipe Souza, Belarmino Lins (Progressistas), Saullo Vianna (PTB), João Luiz, Dr. Gomes (PSC), Therezinha Ruiz (PSDB), Abdala Fraxe (Podemos), desejaram sucesso na nova missão e destacaram a experiência da deputada na condução da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Produção Rural (Sepror), em outros governos.

“Vossa Excelência é uma mulher de grande competência e tenho certeza de que realizará um grande trabalho à frente da Seas”, disse o presidente da Aleam, Roberto Cidade, fazendo votos de sucesso e reforçando que o Parlamento estará apoiando e contribuindo para o êxito dessa nova missão.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Foto: Danilo Mello

 

 


Nenhum comentário