SES-AM reforça unidades de saúde com aquisição de equipamentos - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

SES-AM reforça unidades de saúde com aquisição de equipamentos

Foram adquiridos aparelhos de raio-X, fixos e móveis, e de ultrassonografia, além de bisturis elétricos e mesas cirúrgicas

 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) segue reforçando suas unidades com novos equipamentos, a fim de aparelhar e modernizar os atendimentos prestados à população. A aquisição de equipamentos faz parte do projeto de reestruturação e renovação da secretaria que o Governo do Amazonas está promovendo desde setembro de 2020.

Nos últimos dois meses, a secretaria já recebeu e distribuiu para as unidades, oito aparelhos de raio-X fixos e três móveis; 20 bisturis elétricos e três eletroencefalógrafos. A SES-AM aguarda ainda a entrega de 1.209 equipamentos e materiais de uso hospitalar.  

 Foram beneficiados com aparelhos de raio-X fixos o Hospital Infantil Dr. Fajardo, a Policlínica Codajás, os Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da Criança da Zona Sul e da Zona Leste (Joãozinho), além dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Joventina Dias, São Raimundo, José Lins e Zona Sul. Já os aparelhos de raio-X móveis foram entregues para as maternidades Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro e Nazira Daou.

 O atendimento das grávidas e bebês internados no Instituto da Mulher Dona Lindu e maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho será reforçado com a chegada dos eletroencefalográficos, equipamento que avalia a atividade elétrica espontânea do cérebro.  

 Mais equipamentos 


 A expectativa da secretaria é que nas próximas semanas sejam entregues mais quatro mesas cirúrgicas e uma mesa hospitalar comum, que serão enviadas para hospitais infantis, fundações e pronto-socorros.  

 Até o fim do mês de abril, a SES-AM aguarda a chegada de 489 equipamentos hospitalares, entre eles 15 aparelhos de raio-X, 15 de ultrassonografia, dois arcos cirúrgicos, sete eletroencefalógrafos e 60 cadeiras de banho.  

 Para as maternidades foram adquiridas 100 bombas de seringa, usadas para medicação em bebês; sete bilirrubinômetros, aparelhos que avaliam os níveis de bilirrubina durante a fototerapia dos recém-nascidos; sete incubadoras de transporte; e 20 camas hospitalares PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto).

 Além dos equipamentos, a SES-AM aguarda a entrega, por parte dos fornecedores, de outros materiais hospitalares como aventais de chumbo, termômetros e reanimadores.  

 Processo de compra 

A aquisição foi realizada por meio das atas de registro de preços vigentes na Central de Serviços Compartilhados (CSC). Todo o trâmite é feito por meio do portal de compras do Estado do Amazonas (www.e-compras.am.gov.br) e em observância aos ditames da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993). 




 

FOTOS: Arthur Castro/Secom e Divulgação/SES-AM

 


Nenhum comentário