Impactos da enchente em Manaus são tema de audiência pública promovida pela Defensoria - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Impactos da enchente em Manaus são tema de audiência pública promovida pela Defensoria

 Iniciativa tem intuito de identificar as principais demandas da população atingida pela cheia dos rios e articular soluções com instituições públicas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza na próxima quinta-feira (29), uma audiência pública para tratar de ações voltadas à redução de impactos da enchente deste ano, em Manaus. O evento terá início às 9h e ocorrerá no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em formato híbrido - presencial e virtual com transmissão ao vivo por meio do canal da Defensoria no YouTube (https://bit.ly/AudienciaEnchenteManaus).

A audiência tem como objetivo identificar as principais demandas da população manauara atingida pela cheia dos rios e articular soluções com instituições públicas, a fim de possibilitar medidas que minimizem prejuízos e garantam apoio social e financeiro.

Em função das recomendações de organizações de saúde para prevenir a Covid-19, a entrada da participantes na CMM será limitada a autoridades, representantes de instituições e líderes comunitários dos bairros atingidos pela cheia. Contudo, qualquer pessoa poderá acompanhar a audiência e fazer questionamentos por meio da transmissão da audiência no YouTube.

A iniciativa será mediada pelo subdefensor geral, Thiago Rosas, com apoio do defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, e dos defensores Arlindo Gonçalves, Christiano Pinheiro e Rodolfo Lôbo.

Entre os participantes confirmados, estão o presidente da CMM, vereador David Reis, representantes das secretarias municipais de Educação (Semed), Limpeza Urbana (Semulsp), Assistência Social (Semasc), Insfraestrutura (Seminf), além da Defesa Civil Municipal e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).


Após a audiência, uma consulta pública será aberta à população. Os detalhes da consulta serão informados durante a audiência. “A expectativa da Defensoria é realizar uma consulta pública onde a população poderá enviar os problemas que está enfrentando. O nosso procedimento administrativo de Danos Coletivos está aberto para acompanhar os trabalhos da Prefeitura de Manaus no enfrentamento da enchente deste ano. A DPE-AM vai cobrar e fiscalizar essas providências”, informou o subdefensor.


Atuação


A Defensoria está monitorando a implementação de ações de assistência integral à população atingida pela cheia em Manaus. A exemplo do que vem fazendo junto a municípios do interior, com o Grupo de Trabalho Enchentes, a instituição atua em diversas frentes, com envolvimento dos núcleos de Moradia (Numaf), do Consumidor (Nudecon) e da Saúde (Nudesa) para obter informações sobre as medidas adotadas. 

Como parte deste trabalho, a Defensoria já visitou áreas afetadas pela cheia dos rios em bairros nas Zonas Sul e Oeste de Manaus e mapeou locais que necessitam da construção ou substituição de pontes e marombas. Também foram identificadas demandas de saúde, pois, as famílias estão expostas a uma grande uma quantidade de lixo, com a subida das águas e a precariedade das pontes. Há diversos relatos de alergia entre os moradores do Educandos.


Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

Nenhum comentário