PM faz ronda em carro particular após viaturas serem recolhidas no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

PM faz ronda em carro particular após viaturas serem recolhidas no Amazonas

Policiais do município de Lábrea estão realizando patrulhamento em carros de passeios porque tiveram as viaturas recolhidas por conta do fim do contrato de locação entre o Governo do Estado e a empresa dona dos veículos.


A denúncia chegou ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), que ajuizou uma Ação Civil Pública por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, para obrigar o Estado a disponibilizar novas viaturas para os serviços de segurança prestados pela 4ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) na cidade.

O Promotor de Justiça Sylvio Henrique Duque Estrada recebeu a informação de a segurança dos moradores está comprometida porque as rondas de patrulhamento vêm sendo realizadas em veículos de passeio descaracterizados e, eventualmente, em uma camionete cedida emergencialmente pelo ICM-BIO, por conta do descaso do Governo.

A ACP inclui pedido liminar visando o fornecimento três viaturas policiais de perfil alto, com tração nas quatro rodas e todas as adequações necessárias aos serviços prestados pelos policiais, no prazo de 15 dias. Segundo o Promotor de Justiça Sylvio Henrique, a ausência de viaturas da Polícia Militar, em quantidade condizente com o efetivo policial presente na cidade, representa risco à segurança pública da cidade, em desrespeito ao direito fundamental à segurança de seus cidadãos.

O patrulhamento policial possui aspecto preventivo, visando inibir a criminalidade em razão da demonstração de presença policial, o que somente é possível se realizada por meio de veículos caracterizados, inclusive com uso de sirenes de alerta, giroscópio e adesivos sinalizadores.

Nenhum comentário