David Almeida toma posse como vice-presidente na região Norte do Consórcio Nacional de Vacinas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

David Almeida toma posse como vice-presidente na região Norte do Consórcio Nacional de Vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, tomou posse como vice-presidente na região Norte do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), nesta quinta-feira, 20/5, durante a 80ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), realizada de forma virtual.

 

“É uma honra ocupar essa cadeira no consórcio, que acredito ser uma frente efetiva para a imunização da nossa população. É um trabalho árduo que desempenharemos em favor, não só de Manaus, mas também do Norte do país”, enfatizou o prefeito David Almeida.

O consórcio Conectar tem como objetivo a aquisição de pelo menos 20 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 e insumos para combater a pandemia. Durante a reunião geral da FNP, foram abordados os aspectos técnicos e políticos sobre o financiamento da saúde, em seus diversos níveis, e sugeridas adequações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“A adequação do PNI objetiva tornar a vacinação mais célere e garantir a universalização das doses à população, tão logo as prioridades, preconizadas pelo Ministério da Saúde, sejam atendidas”, comentou Almeida.

Na pauta da reunião, também estavam os desafios do financiamento da mobilidade urbana, a dificuldade de conter a disseminação do vírus no transporte público e a busca por maneiras de lidar com a forte crise financeira causada pela pandemia.

“Nossa cidade passa por desafios na mobilidade urbana, em diversos aspectos, porém estamos buscando melhorias constantes, com obras, inaugurações de terminais e entrega de novos ônibus. Mesmo na pandemia, temos avançado”, declarou o prefeito.

Também foram discutidas propostas de atuação em âmbito nacional e local, no futuro pós-pandemia, buscando a recuperação econômica e melhoria da qualidade de vida.


Consórcio

O Conectar, que tem o apoio da FNP, foi idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 23 de fevereiro de 2021, autorizando a aquisição de imunizantes contra a Covid-19 por estados e municípios e teve o Estatuto Social aprovado na 1ª Assembleia Geral em 22 de março de 2021.

 

Imunização na capital

Atualmente, a campanha de vacinação contra Covid-19 em Manaus está trabalhando com a imunização de 2ª dose para idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades; repescagem de idosos com 60 anos ou mais para a primeira dose; gestantes ou puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência de 18 a 39 anos e que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além dos profissionais da educação, que começaram a ser vacinados, de maneira escalonada, na quarta-feira, dia 19, nos sete postos de vacinação administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O cidadão que integre algum desses grupos deve consultar o Calendário de Vacinação contra Covid-19 nas redes sociais da Semsa, portal oficial da Prefeitura de Manaus, ou realizar seu agendamento por meio do Imuniza Manaus.

 

— — —

Texto – Mary Maia/Semcom

Fotos – Ruan Souza/Semcom

Nenhum comentário