Prefeitura de Manaus inicia tratativas para revitalizar iluminação pública de praças, campos e quadras esportivas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus inicia tratativas para revitalizar iluminação pública de praças, campos e quadras esportivas

A Prefeitura de Manaus, via Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Subsecretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Semjel), além da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), deu início na manhã desta quarta-feira, 19/5, às tratativas iniciais do projeto “Uma Luz para o Esporte”, que faz parte do "Ilumina Manaus". A iniciativa atende a uma determinação do prefeito David Almeida de garantir a expansão da iluminação em LED a todos os campos e quadras esportivas administrados pelo Município.

 

 

O superintendente da UGPM Energia, Elson Andrade Ferreira Júnior, explicou que o primeiro passo para a definição das áreas a serem contempladas será a consulta ao Boletim de Cadastro Imobiliário dos lotes onde os campos e quadras estão localizados.

“Nós estamos verificando junto à Secretaria Municipal de Finanças (Semef), órgão que possui essa informação por causa da questão do IPTU. E diante da confirmação de que o local é uma área pública da prefeitura, a gente encaminha para que a ManausLuz faça um projeto adequado às áreas a serem contempladas”, explicou Elson.

O diretor de Iluminação e Gestão Energética da Ageman, Everaldo Santarém Leal, ressalta que, conforme a resolução normativa 768/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o contrato de concessão do serviço de iluminação pública, a concessionária só está autorizada legalmente a realizar benfeitorias em áreas do município. As demais áreas pertencentes às associações ou ligas esportivas deverão procurar a prefeitura para regularizar a situação e se tornarem aptas a receber as intervenções de melhoria.

No total, aproximadamente 100 espaços de lazer e esporte da prefeitura deverão ser beneficiados com a revitalização da iluminação pública.

“Estamos trabalhando em conjunto justamente para definir essas áreas, priorizando campos e quadras que já estão sob a administração e gestão da Prefeitura de Manaus para que o projeto aconteça dentro da legalidade do contrato de concessão”, afirmou Everaldo.

Para o subsecretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Platiny Soares, o projeto “Uma luz para o Esporte” vai proporcionar segurança e alegria aos espaços de esporte e lazer.

“Estamos realizando um trabalho minucioso de regularização dessas áreas para que depois uma força-tarefa da Prefeitura de Manaus entre nesses espaços e garanta uma iluminação adequada, além de proporcionar segurança e alegria aos campos e quadras por meio da chegada do LED”, afirmou Platiny.

O projeto “Uma Luz para o Esporte” é parte integrante do “Ilumina Manaus”, que, em menos de cinco meses da gestão do prefeito David Almeida, contemplou mais de 23 mil pontos de iluminação a LED por toda a capital, visando reduzir custos e melhorar a qualidade da iluminação na cidade. Além das vias urbanas, o programa já atendeu 20 campos de futebol.

 

Vandalismo

Ainda durante a reunião, os técnicos ressaltaram a necessidade da comunidade ajudar a Prefeitura de Manaus a conter as ações de vandalismo nos espaços públicos, sobretudo no âmbito da iluminação pública em que os casos de furto de cabos e demais estruturas aumentaram durante a pandemia.

“A gente pede que a comunidade ajude a preservar. As pessoas precisam entender que não dá para ver o vandalismo acontecer, deixar passar e não acionar a polícia. É preservando que a comunidade poderá fazer uso da infraestrutura o mais tempo possível”, disse Elson Andrade.

 

— — —

Texto – Divulgação / Ageman

Foto – Valdo Leão / Arquivo Semcom

Nenhum comentário