Prefeitura de Manaus realiza doação de mudas e campanha de sensibilização para a preservação do sauim-de-coleira - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus realiza doação de mudas e campanha de sensibilização para a preservação do sauim-de-coleira

Por orientação do prefeito David Almeida, as ações ambientais do município foram intensificadas em todas as zonas da cidade. Um exemplo disso é a doação de mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais, que a partir deste mês vai ocorrer semanalmente. Paralela à doação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) retoma a campanha de sensibilização para a preservação do sauim-de-coleira, primata que faz parte de uma lista internacional de 25 espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.


Ambas as ações, que fazem parte do programa ambiental Manaus Verde, foram realizadas nesta quarta-feira, 5/5, na avenida Manaus 2000, bairro Crespo, zona Sul, e segundo informou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, as ações de preservação do meio ambiente vêm se fortalecendo.

“O momento é muito especial em vários aspectos, principalmente por estarmos ainda no meio da pandemia. Mesmo com todas as dificuldades impostas por ela, estamos levando a mensagem ambiental, além de contribuir para a arborização de nossa cidade”, destacou Stroski.

A estudante Lorena Braga, 22 anos, que cursa engenharia elétrica na Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), disse que esse tipo de ação é indispensável para o equilíbrio ecológico da cidade.

“O foco é a conservação do meio ambiente. Estamos vivendo uma pandemia, que também é resultado da não preservação dos nossos recursos naturais. Estou muito contente que, mesmo em meio a essa crise sanitária, a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo esse trabalho e levando a mensagem de proteção não só do sauim, mas de todo o nosso meio ambiente”, disse Lorena.

 

Sauim

Durante a doação de mudas, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas distribuiu panfletos com informações bem didáticas, que visam o envolvimento das crianças para a preservação da espécie.

“Precisamos da ajuda e do envolvimento da população. O folder tem a opção para a criançada colorir o sauim-de-coleira e brincar de caça-palavras sobre os hábitos da espécie. Temos que começar a conscientizar desde cedo”, disse o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Raimundo Araújo.

 

Mudas

A próxima zona da cidade a receber a ação itinerante de doação de mudas de plantas, “Manaus Verde nos Bairros”, é a zona Centro-Sul, no bairro Parque 10 de Novembro, no dia 12 de maio. E no dia 19 seguinte, será a vez do bairro Compensa, zona Oeste.

 

— — —

Texto e foto – Keynes Breves / Semmas

Nenhum comentário