Maués inaugura Centro Tecnológico em parceria com Microsoft e Google - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Maués inaugura Centro Tecnológico em parceria com Microsoft e Google

Nesta sexta-feira, 30, a Prefeitura Municipal de Maués inaugurou o Centro Educacional de Tecnologia e Robótica de Maués, em parceria com as gigantes Microsoft e Google. 

“O Centro atenderá 800 alunos do ensino fundamental, da rede municipal, do 6º ao 9º, e terá 95 cursos, todos chancelados pela Microsoft e pela Google. Maués só tem a agradecer a estas empresas que acreditaram investir nos nossos meninos da Amazônia”, disse o prefeito, Júnior Leite (PSC). 


Ao buscar a parceria com as duas empresas de tecnologia, o prefeito Júnior Leite visitou os Centros de Robóticas de cada uma, localizados nas cidade de São Paulo.  Foram dois anos e meio para que somente em julho de 2020, há exato um ano, anunciar esta grande inovação, utilizando recursos próprios da Prefeitura de Maués. 


Além das duas empresas referências em tecnologia, Google e Microsoft, o Instituto de Tecnologia Educacional - Ited estará treinando e capacitando novos técnicos do município para atuarem no Centro Educacional de Tecnologia e Robótica de Maués, certificando-os com a chancela Google e Microsoft. 


Para o diretor de projetos do Ited, Weydson Fonteles, a parceria somará com os estudos da sala de aula e apoiará na capacitação para o futuro deste jovem, no mercado de trabalho "aqueles alunos que possuem alguma dificuldade em sala de aula, em alguma matéria específica, serão conduzidos até o Centro para receber uma aula específica sobre o conteúdo, assim o aluno terá mais curiosidade ao aprender", disse.



Ao apresentar o robô cãozinho à imprensa, foi dito que os índios estarão inclusos no projeto, no desenvolvimento do primeiro software bilíngue na língua saterê-mawé.



No período noturno, a população também será contemplada com cursos de capacitação gratuitos. 


Serão ministrados mais de 95 cursos entre programação, robótica, manutenção, software, hardware, redes sociais, design, edições de textos, elaboração de planilhas, que atenderão 800 alunos das escolas municipais, cursando o ensino fundamental entre os anos 6º e 9º. Divididos por módulos, com carga horária semanal de 3 horas. Cada curso terá carga horária de 144 horas, sendo ministrado por três meses. Estes serão ministrados por técnicos credenciados pelas empresas parceiras, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. 


Os equipamentos comprados pela Prefeitura de Maués são da marca LeNovo e, como acordo, a empresa passará um percentual do valor da compra ao Instituto Ayrton Senna, que é  uma organização sem fins lucrativos, criada em 1994, ano da morte deste ícone brasileiro, que tem como objetivo dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais, por meio da educação de qualidade. 


Este é o primeiro centro de formação na Amazônia, com parceria das duas empresas juntas.



Nenhum comentário