Prefeitura de Manaus oferta vagas para idosos praticarem atividades físicas e terapêuticas, on-line - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus oferta vagas para idosos praticarem atividades físicas e terapêuticas, on-line

 A partir de março deste ano, a Prefeitura de Manaus passou a disponibilizar aulas remotas, pelo Google Meet, destinadas aos frequentadores do Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, devido a pandemia da Covid-19. 

Pessoas idosas que estiverem interessadas em realizar atividades físicas e terapêuticas, ainda há vagas disponíveis para alongamento, ginástica, pilates, ginástica elaborada, dança, ginástica terapêutica, canto, violão, oficina terapêutica e artesanato. Para se matricular, basta ligar para o (92) 98842-1289.

 

A diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho, explica que, de acordo com uma pesquisa da American Association of Geriatric Psychiatry, 20% da população acima dos 55 anos possui algum problema relacionado à saúde mental, que foram agravados neste período de isolamento social. Dentre os mais frequentes se destacam o comprometimento cognitivo severo e transtornos de humor, como depressão, ansiedade e bipolaridade.


“Preocupados com essa estatística, procuramos manter os idosos ativos, com atividades que ajudem no bem-estar físico e mental. Desde o início da semana, participei de várias discussões com a Frente Nacional de Fortalecimento, levantando dados e pesquisas sobre a saúde mental dos idosos e, sem dúvidas, durante um período como o que passamos, oferecer atividades físicas e terapêuticas com segurança é o melhor caminho”, explica Martha.

 

 

Segundo Martha, a determinação do prefeito David Almeida, é que, por meio do Parque Municipal do Idoso, seja possível levar aos usuários essas atividades, ainda que de forma on-line, para que se possa ajudar as pessoas idosas a atravessarem esse momento pandêmico, da melhor maneira possível.


Idosos na pandemia

 

Em meio a situação pandêmica em que vivemos, muitos idosos não conseguiram manter sua rotina de atividades de casa. Francisco dos Santos, 65 anos, afirma que as ações on-line têm ajudado bastante.

 

"Com a quarentena ficou muito difícil continuar praticando minhas atividades físicas e, com a disponibilidade das aulas on-line, tenho a motivação dos professores e dos outros alunos. Minha rotina em casa melhorou bastante", afirmou.


Ana Beatrice, gerente de atividades físicas do parque, fala sobre essa adaptação.

 

“É um grande desafio para eles, que não tinham contato com o mundo virtual e precisaram se familiarizar com a tecnologia, para manter o cuidado com o corpo e a mente”.

 

 

PMI se prepara para retorno das atividades presenciais

 

O parque vem se adaptando às mudanças no convívio social devido à Covid-19, sempre se preocupando com o bem-estar dos idosos frequentadores. Em maio, a pista de caminhada foi reaberta para o público em geral, seguindo todos os protocolos de distanciamento social impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O PMI se prepara para o retorno das atividades presenciais, ainda no mês de agosto, com data a ser divulgada posteriormente.

 

“Estamos preparando o parque para receber os idosos da melhor maneira possível, em meio ao momento em que vivemos. As atividades que voltarão a ser oferecidas de forma presencial seguirão todos os protocolos de segurança impostos pela OMS, prezando sempre pela segurança e bem-estar dos nossos idosos”, explica a gerente administrativa do PMI, Charmenia Sahdo.

As pessoas idosas que já estão matriculadas no PMI devem se atentar para atualizar a seguinte documentação: RG, comprovante de residência, carteira de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19, 2 fotos 3x4, exame cardiológico e geriátrico liberando a prática de atividades físicas.

 

As datas de entrega dos documentos e retorno das atividades serão anunciadas nas redes sociais da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT). Mais informações estão disponíveis nos números (92) 98842-1285 e 98844-5699.


Nenhum comentário