Saiba como identificar e se proteger do novo Golpe da Falsa Identidade, praticado por meio do WhatsApp - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Saiba como identificar e se proteger do novo Golpe da Falsa Identidade, praticado por meio do WhatsApp



Tendo em vista a recorrência no número de golpes praticados por meio do WhatsApp, a Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos (Dercc), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta à população a como identificar e se proteger do Golpe da Falsa Identidade, praticado por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, que vem lesando várias pessoas.


O delegado Reinaldo Figueira, titular da DERCC, informa que o golpe tem início no momento em que o criminoso cria um perfil falso no aplicativo de mensagens, com imagens retiradas das redes sociais, e começa a solicitar quantias em dinheiro à familiares e amigos da pessoa que aparece nas fotos.

 

No momento em que você passa a receber, de familiares ou amigos, pedidos em dinheiro, se faz importante entrar em contato com o solicitante, para confirmar a identidade do mesmo e entender a finalidade da solicitação”, enfatizou o delegado.


A autoridade policial relata que pessoas de todas as idades estão caindo no golpe, mas a maioria das vítimas são pessoas idosas. O delegado cita a ocorrência envolvendo uma idosa, de idade não revelada, que transferiu cerca de R$ 100 mil ao criminoso, acreditando que se tratava do gerente de uma agência bancária utilizada por ela.


Denúncias 


 O titular da DERCC destaca que é importante que as denúncias sejam realizadas de forma imediata, bem como o Boletim de Ocorrência (BO).


As pessoas podem procurar a unidade especializada, que fica localizada nas dependências da Delegacia Geral, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, ou ainda, registrar no site da Delegacia Virtual, por meio do endereço eletrônico  e anexar as provas (prints, boletos falsos e outros documentos) necessários para que as investigações possam iniciar.




Foto: Mayara Viana/PC-AM.


Nenhum comentário