Eduardo Braga defende renda básica como direito social na Constituição - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Eduardo Braga defende renda básica como direito social na Constituição

 


Diante de uma inflação desenfreada que já passa dos dois dígitos no acumulado dos últimos 12 meses, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu, em pronunciamento, nesta quinta-feira (28), que o Estado brasileiro precisa garantir proteção social principalmente às camadas da população menos favorecidas.


A inflação reduz o poder de compra da população, desestimula os investimentos, força a alta dos juros, dificulta o acesso ao crédito, alimenta o desemprego e projeta indicadores econômicos desoladores para o próximo ano — afirmou.


Braga disse, ainda, estar convencido do papel social que cabe ao Estado, o que o levava a defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 29/2020) que inclui a renda básica entre os direitos sociais previstos na Constituição. O senador esclareceu que a matéria de sua autoria não pretende criar nenhuma outra modalidade de renda básica, nem objetiva discutir eventuais fontes de recursos para sua concretização.


O relator da matéria, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), fez bem em remeter essas discussões a um projeto de regulamentação, até porque já há um debate em pleno andamento em torno do Auxílio Brasil. Seja o Bolsa Família ou o Auxílio Brasil, ou outro modelo qualquer de transferência de renda para os mais necessitados, o que importa, de fato, é tornar a renda básica uma política de Estado, que não fique à mercê da vontade do governante, uma política permanente, constitucional. Esta é a única forma de blindá-la das turbulências políticas, garantindo maior segurança à proteção social prestada aos mais necessitados pelo poder público.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário