Em Humaitá, agentes da operação Tamoiotatá prendem três homens por crime ambiental - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Em Humaitá, agentes da operação Tamoiotatá prendem três homens por crime ambiental

Trio foi flagrado promovendo desmatamento e queimadas em terreno sem autorização


(Fotos: Divulgação SSP-AM)

Na operação Tamoiotatá de combate aos crimes ambientais no sul do Amazonas, os agentes de fiscalização apreenderam três motosserras, um pássaro curió e um galão de combustível. O prejuízo estimado ao crime é de R$ 43 mil. A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (04/10), durante vistoria na rodovia BR-319, no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

Conforme o relatório policial, foram flagradas três pessoas em uma área de loteamento realizando queimadas e utilizando motosserras para cortar madeiras. Ao abordar os suspeitos, os agentes constataram que não havia procedência do material utilizado, e os responsáveis não apresentaram o comprovante de posse do terreno.

Os suspeitos foram detidos, o material foi apreendido e o trio foi conduzido ao 8° Distrito Policial de Humaitá, para os procedimentos judiciais.


(Fotos: Divulgação SSP-AM)

Participaram da ação agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), da Polícia Civil e da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Operação Tamoiotatá 

Desde o início de abril, o Governo do Estado atua na repressão ao desmatamento ilegal nos municípios de Apuí, Humaitá e Lábrea. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Segurança Pública (SSP-AM).

Por determinação do secretário de Segurança Pública, general Mansur, houve reforço no número de efetivo. A Força Nacional também está participando, com mais de 40 agentes.

Durante os cinco primeiros meses de operação, foram apreendidos animais domésticos, madeira serrada e veículos que realizavam o transporte irregular de materiais ilícitos.

Nenhum comentário