Saiba como ficar alerta em sites de compra e venda durante a Black Friday - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Saiba como ficar alerta em sites de compra e venda durante a Black Friday

 Nesse período é comum a prática de fraudes por meio do e-commerce, e-mails e redes sociais 


 

Tendo em vista a Black Friday, período em que as lojas e empresas de varejo oferecem descontos em seus produtos antes das festa de fim de ano, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta à população para os cuidados a serem tomados em sites de compra e venda. A Black Friday acontecerá na sexta-feira (26).

 

De acordo com o delegado Rafael Montenegro, adjunto da Dercc, as promoções via e-commerce, e-mail, redes sociais e mensagens, durante esse período, têm chances maiores de se tratar de fraude. A autoridade policial orienta às pessoas que não aceitem uma negociação sem antes checar a veracidade da oferta, além de ter uma atenção maior para valores muito abaixo do preço de mercado. 

 

“Para a compra, venda e troca de produtos durante esse período promocional, oriento aos cidadãos que se resguardem e tomem medidas de segurança para realizar tais atos, uma delas é comprar em sites que sejam considerados seguros”, enfatizou o delegado.   

 


Ainda conforme Montenegro, receber links de promoções via redes sociais pode causar prejuízos aos dados do usuário, pois existe um programa automático denominado Spyware (programa espião), que se infiltra em um sistema de computadores e smartphones, para coletar informações pessoais ou confidenciais do usuário de forma ilícita.  

 

“Fica o alerta, certifiquem-se que a promoção ofertada é real, e atenção redobrada com links enviados via aplicativo de mensagens instantâneas e outros meios”, destacou. 

 

Denúncias 


As pessoas que tenham sido vítimas desse crime praticado de forma virtual, devem comparecer à Dercc munidas de provas (prints, fotos ou qualquer registro) para formalizar a ocorrência e as equipes possam iniciar as investigações. 

 

O Boletim de Ocorrência (BO) também pode ser registrado por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/

 

FOTO: Arquivo/PC-AM. 

Nenhum comentário