Vereador Rodrigo Guedes anuncia Ação Judicial em conjunto com Vereador Amom contra aumento do cotão - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Vereador Rodrigo Guedes anuncia Ação Judicial em conjunto com Vereador Amom contra aumento do cotão

I


O vereador Rodrigo Guedes (PSC) anunciou nessa segunda-feira, 27/12, que ajuizará uma Ação Judicial contra o aumento da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), o popular “cotão”, e contará com o apoio do vereador Amom Mandel (União Brasil). Entre os pontos de argumentação do processo está a questão da moralidade, um dos princípios básicos disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, que deve ser garantido pelo Poder Público.


Ingressarei com a ação para que possamos tentar derrubar esse aumento do cotão. Obviamente que com a argumentação da questão moral, que é incidente sobre o direito, princípio da moralidade pública, mas também por falhas e violações no processo legal que aprovou o aumento do cotão e fez com que a Câmara Municipal de Manaus fosse noticiada negativamente para todo o País”, disse o vereador.


Guedes destacou que acredita ser improvável que os outros parlamentares decidam por conta própria voltar atrás na decisão. “Esperamos que a Justiça analise os argumentos e decida de acordo com as provas apresentadas. Certamente ofereceremos o maior conjunto de provas possível, então há a possibilidade de a Justiça compreender a questão moral incidente, porque isso não está afastado do direito, mas é uma interpretação subjetiva do juiz. E também a questão legal para que possamos resguardar o interesse público”, disse.


Votação relâmpago


O aumento de cerca de 83% no cotão foi aprovado na última sessão plenária deste ano. Tramitando em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 673/2021 recebeu o voto contrário de apenas dois parlamentares além de Rodrigo Guedes: Raiff Matos (DC) e Carpê Andrade (Republicanos). Com o aumento, a verba disponibilizada aos parlamentares será de R$ 33 mil, para usos como combustível, divulgação parlamentar e aluguel de automóveis.


Texto: Déborah Arruda - Assessoria de Comunicação do vereador

Nenhum comentário