Mulheres indígenas unem-se ao Fórum Permanente das Mulheres de Manaus durante ato coletivo em alusão ao 8 de março - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Mulheres indígenas unem-se ao Fórum Permanente das Mulheres de Manaus durante ato coletivo em alusão ao 8 de março


I Marcha das Mulheres Indígenas do AM marca Dia Internacional da Mulher em Manaus
 
Em alusão ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, representantes do gênero feminino de organizações do movimento indígena e lideranças indígenas promovem, nesta terça-feira, 08.03, a I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas com o tema “Mulheres Indígenas do Amazonas reescrevendo sua história”. 

O evento conta com rodas de conversa e debates pela manhã, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, marcha e apresentação da Carta de Reivindicações do movimento às autoridades públicas do Estado no período da tarde. 

De forma inédita, mulheres indígenas se unirão ao Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, durante ato coletivo que acontecerá no entorno da bola do Eldorado, na Delegacia Especializada de Combate à Violência contra as Mulheres, às 16h.

A junção de pautas dos dois movimentos marca o início da jornada de lutas das mulheres no Estado do Amazonas, que tem a maior população indígena do Brasil. 

De acordo com a Comissão Organizadora, a I Marcha das Mulheres Indígenas tem como objetivo geral unificar e fortalecer o movimento das mulheres indígenas, além de promover rodas de conversas sobre as histórias de lutas das mulheres indígenas que permitam refletir sobre as formas de violências e preconceito sofridas por mulheres, jovens e meninas indígenas e que resultem em orientação para as mulheres indígenas sobre seus direitos.

Nesta segunda-feira, 07.03, a Comissão Organizadora da Marcha promove a Live “Protagonismo das mulheres frente às suas organizações indígenas”, às 19h, no Youtube da TV Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI).

O evento é uma realização das mulheres da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime); Makira-Êta Rede de Mulheres Indigenas do Estado do Amazonas (Makira-Êta), Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), Associação Kokama Indígena de Manaus (Akim), Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia), com apoio de organizações indígenas do Amazonas, do Projeto Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista (Seta), da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi), do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) e do Fundo Brasil. 

 Movimento indígena
 
O ato das Mulheres em alusão ao dia 8 de março integra um levante coletivo que conta com outros dois momentos que marcam a “Retomada Coletiva do Movimento Indígena do Amazonas” no ano de 2022: mobilização de organizações do movimento indígena no Amazonas nos dias 30 e 31 de março, com o tema “Protagonismo e autonomia pelo Bem Viver dos povos indígenas”; e participação da comitiva para no Acampamento Terra Livre 2022 (ATL 2022), no período de 04 a 08.04, em Brasília. 

O objetivo do levante de retomada é unificar e fortalecer o movimento indígena do Amazonas em defesa dos direitos coletivos a fim de garantir apoio e a inclusão das propostas do Movimento Indígena do Amazonas no Plano de Governo Federal nos âmbitos executivo e legislativo.
 
PROGRAMAÇÃO

Dia 07.03

*19h* - Live convite – Mulheres da Comissão Organizadora da Marcha convidam sociedade para participar do ato do dia 08.03
_Tema: “O Protagonismo das mulheres frente às suas organizações indígenas”_ com mulheres da Copime, do Foreeia, da Makira-eta, da Coiab, do Meiam, da Amism e da Akim – no Youtube da TV Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI). 

Dia 08.03

*8h* – Recepção/credenciamento das Mulheres com músicas indígenas (Tikuna, Kambeba, Kokama, Sateré) – *Centro de Convenções Vasco Vasquez* (av. Djalma Batista, 2470 – Chapada)
*8h30* - Mesa de abertura - Comissão Organizadora - COPIME, MAKIRA-ETA, AMISM, AKIM, MEIAM, COIAB E FOREEIA. 
*8h50* - Ritual de Abertura: MEIAM (VANDA) e COPIME (MARCIVANA)
*9h* - Roda de Conversa 1: _“Território em luta: luta e resistência das mulheres indígenas”_. Mediadora: Marcivana Sateré. 
Participantes: Deolinda Dessana; Regina Sateré; Marlete Kambeba; Rosimere Arapaço 
*10h* - Roda de Conversa 2: _“Racismo e violações dos direitos da mulher indígena”_. 
Mediadora: Socorro Baniwa.
Participantes: Maurile Kokama; Perpetua Kokama; Vanda Witoto; Rosijane Tukano. 
*11h* - Roda de Conversa 3: _“O Direito legal e de Incidência Política da Mulher Indígena”_.
 Mediadora: Alva Rosa Tukano.
Participantes: Dra. Cristiane Baré; Dra. Jessica Apurinã; Marcivana Sateré; Dra. Suzy;
*12h - Almoço* 
*13h30* - Apresentação e aprovação da Carta das Mulheres Indígenas pela plenária ao Governo Municipal, Estadual e Federal.
*15h* - Preparação para _I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas_.
*15h30* - _Início da I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas_ - Comissão: COPIME, MAKIRA-ETA, FOREEIA, MEIAM, AMISM, AKIM, COIAB, leitura da Carta - Socorro Baniwa.
*18h* - Encerramento. 

Nenhum comentário