Estado terá helicóptero de luxo para Wilson Lima, família e autoridades - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Estado terá helicóptero de luxo para Wilson Lima, família e autoridades

Licitação será no dia 8, para aeronave de seis passageiros, que configura categoria luxo, e estipula aluguel de 480 horas de voos que devem superar R$ 4,5 milhões, em comparação com horas de voos recentes para uso de autoridades do AM





Manaus – Às vésperas das eleições, a gestão do governador Wilson Lima vai alugar um helicóptero de categoria luxo, que prevê o transporte até de familiares dele, com capacidade para seis passageiros e um tripulante. 


A licitação que será promovida pela Casa Militar está marcada para o próximo dia 8 e estipula aluguel de 480 horas de voos que devem superar a cifra de R$ 4,5 milhões, em comparação com horas de voos recentes já pagas para uso de helicóptero de modelo e capacidades inferiores.


De acordo com o projeto básico da licitação, o aluguel do helicóptero visa “suprir o atendimento com a logística de transporte necessária para atender a demanda da estrutura organizacional do Gabinete do Governador, com vistas a facilitar as atividades desenvolvidas agilizando o transporte do governador do Estado e outros dignitários”, diz o texto que detalha em outro trecho: “Tem por função precípua a logística e segurança do governador seus familiares e autoridades em visita oficial”.


A licitação será feita para aeronave modelo TPX, com equipamentos para operação noturna, incluindo o serviço do piloto. A autonomia mínima deve ser de, no mínimo, 3 horas de voo e alcance mínimo de 600 quilômetros, com capacidade de transportar carga útil interna de, no mínimo, 300 quilos, ou o equivalente a 50 quilos por passageiro, à exceção do piloto, com ano de fabricação a partir de 2005.


No projeto básico chama a atenção a capacidade de transporte de, no mínimo, seis passageiros e um tripulante. A maioria dos helicópteros de emprego comercial possui entre cinco e seis lugares.


Com essa configuração exigida pelo Governo do Amazonas, a aeronave se enquadra nos modelos de transporte de luxo, detalhe que já foi alvo de uma contestação de licitação semelhante.


O número de seis passageiros foi questionado pelo Ministério Público de Contas (MPC) de Rondônia que pediu, em 2011, o cancelamento de uma licitação naquele Estado, conforme manifestação da então procuradora-geral Érika Patrícia Saldanha de Oliveira. 


A procuradora questionou o número de seis passageiros para o helicóptero, “pois poderia ser apenas quatro passageiros, o que ampliaria a competitividade (….) Não há proibição para definir o número mínimo de passageiros. Ressalta-se, apenas, que o helicóptero é uma aeronave, naturalmente, para poucos passageiros em razão de suas características peculiares como transporte aéreo (propulsão vertical). O acréscimo de um ou mais passageiros pode exigir uma aeronave de maior porte e desempenho, bem como, consequentemente, maior custo de operação”, consta em relatório do MPC de Rondônia.


No mesmo despacho, o MPC indica que a aeronave a ser alugada poderia ser o modelo Bell 206 Jet Ranger III, com capacidade para quatro passageiros e um tripulante, o helicóptero civil mais vendido no mundo com cerca de 10 mil unidades em operação. O aparelho tem autonomia de 690 quilômetros e o modelo 206L Long Ranger, com versão alongada possui sete assentos, fabricado pela norte-americana Bell Helicopter Textron.


Já o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) utiliza o modelo AS 350 B3 (Esquilo), o mesmo empregado pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM). A aeronave da francesa Airbus é montada no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás). 


Também é uma das mais utilizadas na aviação comercial e militar, com autonomia de 660 quilômetros e capacidade para cinco passageiros e um piloto.




Fonte: D24am

Nenhum comentário