Ciclo de palestras promovido pela Adepam marcou a Semana Nacional da Defensoria Pública no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Ciclo de palestras promovido pela Adepam marcou a Semana Nacional da Defensoria Pública no Amazonas

Palestrantes convidados pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), ministraram entre os dias 16 a 20/05, temas de estudos Defensoriais para o público que participou presencialmente e virtualmente da programação alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado todos os anos no dia 19 de maio.

 

“Exercer a função pública é se despir de suas convicções pessoais” foi o que afirmou o prestigiado Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Franklyn Roger no encerramento da semana de palestras ocorrida na tarde desta sexta-feira, 20/05. Na ocasião o palestrante refletiu sobre a objeção de consciência, ressaltando a independência funcional como uma das características institucionais.

 

Além disso, durantes os dias foram debatidos temas como: resultados da pesquisa de diagnósticos da Defensoria Pública, Defensoria Pública no processo coletivo, prerrogativas de requisição, e Defensoria Pública no direito comparado, nas palestras ocorridas no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) localizado na Av. André Araújo, bairro Aleixo, zona centro sul. O evento contou com a presença de membros e servidores do Órgão.

 

Durante a palestra na última quinta-feira, 19/05, ministrada pelo Defensor Público de Classe Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Cleber Alves, afirmou que iniciativas como essa, são fundamentais para a qualificação e aprimoramento do Defensor e da Defensora Pública.

 

“É muito importante a realização de eventos como esse, sobretudo, porque abre os horizontes para que o profissional possa se aprofundar sobre determinados temas Defensoriais, tendo a oportunidade de sofisticar um pouco mais a sua compreensão para o aperfeiçoamento do seu trabalho diário”, frisou Alves.

 

O evento teve como parceria a DPE-AM e a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (ESUDEPAM). E promoveu uma troca de experiências e ideias entre participantes e palestrantes ligados ao universo Defensorial e que possuem capacitação acadêmica com pesquisas voltadas ao enriquecimento das atividades do profissional, foi o que explicou a presidente da Adepam, Dra. Melissa Credie.

 

“Estamos muito felizes com a participação do nosso público institucional nessa semana. O nosso intuito foi tornar acessível o conhecimento aqui compartilhado com o máximo número de pessoas, por isso pensando nesse período pós-pandêmico, optamos por realizar esse evento utilizando também uma plataforma virtual” pontuo Melissa.

 

O Dia Nacional da Defensoria Pública foi instituído em 2002, pela Lei nº 10.448 e é reforçada pelo calendário religioso que comemora no dia 19 de maio o Dia de Santo Ivo, muito conhecido no meio jurídico por ser o padroeiro dos Defensores Públicos, isso porque além de religioso, o santo era advogado tornando-se modelo de dedicação aos mais pobres.

 

Nenhum comentário