Últimas

Idam apoia associativismo e cooperativismo em Careiro da Várzea por meio de capacitação


Programação contou com a participação de 52 pessoas

Com o objetivo de incentivar o acesso de organizações de produtores a políticas públicas de comercialização e fomento, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas ministraram palestras sobre associativismo, técnicas de gestão e liderança e elaboração de atas e estatutos, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus). 

A ação consistiu em um ciclo de palestras, orientações sociais, visita de campo, e apoio para a formalização de uma Associação de Produtores Rurais, coordenadas pela Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp), com o apoio da unidade local do Idam no município. Ao todo, 52 participantes estiveram presentes na atividade que ocorreu entre os dias 28 e 29 de maio.

“Durante todo o evento foram prestadas orientações sociais sobre aposentadoria rural, salário maternidade rural e auxílio doença rural. Também sanamos dúvidas e fizemos esclarecimentos sobre os principais requisitos e documentos exigidos para acesso a esses benefícios”, disse a gerente da Georp, Joyce Magalhães.

Ainda conforme Joyce, também foi realizada uma visita técnica de campo às culturas produzidas pelos sócios e repassadas informações, recomendações e orientações técnicas sobre manejo e condução das culturas de mamão, couve e outras hortaliças.

Para o gerente da unidade local do Idam em Careiro da Várzea, o engenheiro de pesca Diogo Campos, essa capacitação foi extremamente importante para assegurar aos produtores associados o acesso aos benefícios das políticas públicas.

“Essas capacitações permitem evitar que, futuramente, essa associação recém fundada venha a cometer erros e acumular custos desnecessários. Também temos a oportunidade de corrigir inconsistência na documentação”, destacou Diogo.

O Idam também acompanhou a Assembleia de Fundação da Associação de Produtores Rurais de Autaz-Mirim (ASPRAM) e prestou apoio técnico na elaboração das Atas e Estatuto de Fundação.


Nenhum comentário