Mais de 6 mil estudantes da rede estadual já participaram do projeto Fazenda Escola, do Governo do Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Mais de 6 mil estudantes da rede estadual já participaram do projeto Fazenda Escola, do Governo do Amazonas

Projeto é voltado para alunos do Ensino Fundamental

Em prol do desenvolvimento sustentável e aprendizado sobre os animais e a natureza, o projeto prioritário do Governo do Amazonas, Fazenda Escola, já contemplou mais de 6 mil estudantes da rede estadual. Nesta quarta-feira (11/05), 150 estudantes da Escola Estadual Arlindo Vieira dos Santos, na zona norte de Manaus, participaram do projeto na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba, município da Região Metropolitana distante 27 quilômetros da capital.

 

Voltado a alunos dos 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, o Fazenda Escola leva a experiência e vivência da natureza e dos animais de forma prática às crianças, com conhecimentos focados ao setor primário como semear plantas, alimentação e conhecimentos sobre animais rurais, passeios a cavalo e pelas plantações, entre outros. 

 


Ao todo, 51 escolas da rede já participaram do projeto e replicaram os conhecimentos nas salas de aula, com trabalhos interativos, redações, painéis culturais e incentivo ao cuidado com a natureza, por meio das mudas de plantas recebidas na fazenda. 



 

A professora de Artes da EE Arlindo Vieira, Katriny Aguiar, reforça a importância da atividade com os alunos. “Como passamos o dia a dia na escola, os alunos costumam ficar entre quatro paredes, então ter esse diferencial, passar o dia na fazenda, é muito bom, pois eles aprendem sobre os animais e as plantas que veem nos livros, ganhando conhecimentos sobre ciência de forma divertida”, diz a professora.  

 


A estudante Ana Clara Alves, de 11 anos, conta que ficou feliz por vivenciar um dia em uma fazenda com os colegas e interagindo com os animais. “Eu gostei muito de passar o dia na fazenda, conheci muitos animais e plantas, como a vaca, o cavalo e o búfalo, e pude aprender sobre eles e tocar neles também”, relata Ana.

 

Projeto

A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em julho de 2021, e que está investindo R$ 400 milhões em projetos prioritários para as redes públicas de ensino do estado. Ao todo, 43 mil estudantes de Manaus e dos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba deverão participar do projeto da Secretaria de Educação.

 


A técnica ambiental da Secretaria de Educação, Camila Souza, diz que a pasta pretende alcançar 100% de visitas dos estudantes no projeto até novembro. “Nós da Secretaria de Educação, junto do Governo do Estado, já atendemos mais de 30% da rede estadual, e pretendemos até novembro alcançar 100%, incluindo os municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba”, diz a técnica. 

 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

 

Nenhum comentário