Últimas

Rafaela Souza é a primeira artista mulher a assinar um ‘figurino fino’ do Festival Folclórico de Parintins

PARINTINS - A artista parintinense Rafaela Souza entrará para a história do Festival Folclórico de Parintins, na edição 2022 do evento.  A artesã é a primeira artista mulher a assinar um figurino “fino” de arena. O feito acontecerá em uma das noites na arena do bumbódromo em Parintins, mais precisamente no Boi Bumbá Garantido. O figurino em si ainda é segredo.

A artista recorda que o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, a convidou a fazer um dos figurinos do vermelho e branco. “Agarrei a oportunidade de fazer história como mulher e como artista. Com todo certeza darei o melhor de mim e revolucionarei o item que me for dado”, prometeu com entusiasmo.

Estrada

Filha de um dos berços mais criativos das artes plástica na Amazônia, Rafaela Souza começou produzindo acessórios para clientes habitués do Festival de Parintins em 2010. A produção caiu no gosto do público e logo seu nome ganhou destaque pela excelência do trabalho. 

Em 2016 Rafaela Souza tornou-se a primeira mulher a comandar sozinha a confecção de uma ala inteira da Escola de Samba fluminense Beija-Flor de Nilópolis. Ela também foi responsável pela  confecção das fantasias da Comissão de Frente da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, de São Paulo, no ano seguinte. 

“Em 2016 fui convidada a trabalhar na Beija-Flor para confeccionar as alas das passistas. Em seguida fui à São Paulo para fazer uma Comissão de Frente e daí por diante se abriu o leque de trabalhos no Sudeste do país”, relembrou.

Prêmios

O Carnaval 2022, o primeiro pós pandemia, foi de extrema importância para a carreira de Rafaela Souza. A artista amazonense ganhou premiações com os figurinos que produziu:  melhor Destaque de Luxo no Rio de Janeiro,  na Escola de Samba carioca Unidos da Tijuca e, em São Paulo, como melhor Comissão de Frente, na Escola de Samba Gaviões da Fiel. 

“Rafa” como é carinhosamente chamada pelos amigos completa que, após dois anos de pandemia, quando os artistas foram bastante atingidos economicamente, é um mistura de emoções voltar ao trabalho no mundo das artes. “Foram dois anos de sufoco e muita tristeza, perdi amigos e todos nós artistas perdemos espaço e dinheiro mas, somos da resistência e estamos de volta!”, comemorou.

Fronteiras

Sobre as fronteiras que vem abrindo como artista mulher em um meio muito dominado pelo gênero masculino, ela sente orgulho afinal, de cada dez artistas nos galpões ou ateliês dos bois de Parintins, por exemplo, nove são homens e no carnaval não é muito diferente. “É um meio até então predominante de homens, é imensa a a minha satisfação com essa conquista”, destacou.

Quanto ao papel que desempenhará no Garantido, ela confessa: “O Garantido sempre esteve presente em minha vida, desde a infância, e hoje estou me realizando como artista em poder fazer um figurino para um item oficial do meu boi, representando todas as mulheres que por muito tempo estiveram nos bastidores da festa”, declarou Rafaela.

A artista Rafaela Souza confecciona qualquer tipo de figurinos e utiliza todo tipo de material , do rústico ao sofisticado , da sementes a Swarovski ,   tem uma loja virtual a @potyraatelie , e envia acessórios  para qualquer lugar do Brasil e exterior.

Nenhum comentário