Auditores agropecuários do Amazonas distribuem seis mil laranjas em dia de greve - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Auditores agropecuários do Amazonas distribuem seis mil laranjas em dia de greve

Em greve nacional pela reestruturação da carreira, auditores fiscais federais agropecuários que atuam em Manaus e região, também vão protestar amanhã, contra a aprovação do PL do Autocontrole, que retira da carreira a função de estado, de auditar e fiscalizar produtos de origem animal e vegetal



 

Com as atividades paralisadas em todo o país, por dois dias, os auditores fiscais federais agropecuários (affas)encontraram uma forma diferente de manifestar a insatisfação da carreira, no Amazonas. Contra a aprovação do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021) e odescaso do governo federal com o pedido de reestruturação, que entre outros itens, inclui reposição de perdas inflacionárias de cinco anos, os affas que atuam no Amazonas vão distribuir seis mil laranjas à população, nesta quarta-feira (amanhã). 


O ato será realizado a partir das 9h (horário de Manaus), na Avenida Lourenço da Silva Braga, Cachoeirinha. A referência é em frente ao antigo PAC e atrás do presídio da 7 de setembro

 

Em sintonia com a greve nacional de dois dias, hoje e amanhã, os affas do estado reforçam que a paralisação nacional é uma ação para reivindicar a realização de concurso público, a reestruturação da carreira e a derrubada do Projeto de Lei 1293/2021, o chamado PL do autocontrole. Durante esse período os serviços inadiáveis serão mantidos para assegurar que não haja prejuízo à sociedade. 


O delegado sindical no Amazonas, Christian Barnadd, enfatizaa importância da reestruturação da carreira principalmente para solucionar a carência de affas e também pelaimportância do trabalho da carreira no estado.


“Atualmente temos que pensar no impacto positivo direto, da atuação dos affas na Zona Franca de Manaus, afinal somo nós que garantimos a segurança alimentar do país, destaca Christian e alerta sobre os efeitos negativos do PL do Autocontrole: “Com a aprovação desse projeto seremos obrigados a atestar produtos que não fiscalizamos, agindo como se fôssemos laranjas nesse processo”. O affa Rodrigo Serpa acrescenta ainda a relevância do trabalho dos affas “nas lavouras e rebanhos nacionais, evitando a introdução de pragas e doenças que possam afetar a agropecuária nacional.

 

De acordo com a Delegacia Sindical no estado, extensão do Sindicato Nacional da categoria (ANFFA Sindical), a intenção com esse protesto é chamar a atenção das autoridades em saúde pública e da população para os riscos que o projeto oferece à segurança alimentar do país. O PL do Autocontrole, do Executivo, está na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, sob a relatoria do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), prestes a ser aprovado, porque tramita em caráter terminativo. No momento, aguarda análise de pedido de vistas de senadores para ser votado. A aprovação do projeto é dada como certa por governistas.

 

 

Nenhum comentário