Garantido reúne torcedores na ladainha a Santo Antônio - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Garantido reúne torcedores na ladainha a Santo Antônio


Parintins - O Curral tradicional da Baixa de São José recebeu torcedores da Velha Guarda e a nova  geração para manter o legado de Lindolfo Monteverde de promover a  ladainha (reza cantada),  em homenagem a Santo Antônio, um dos padroeiros do bumbá, no domingo (12). 

O evento é uma demonstração de fé e devoção ao santo casamenteiro e acontece sempre antes da saída do Garantido pelas ruas do reduto encarnado, na noite de 12 de junho.  A programação é comandada pela Família Monteverde. 

No palco do curral da Baixa, os torcedores reúnem-se em volta da fogueira para as rezas, com cânticos católicos tradicionais. 

A tradição, segundo Dona Maria do Carmo Monte Verde, filha do criador do Garantido, Lindolfo Monteverde, é mantida por sua família para cumprir a promessa do pai. 

“Meu pai reverenciava vários santos, entre eles Santo Antônio. Além de ser uma forma de devoção, o momento de religiosidade faz uma homenagem também a minha mãe, dona Antônia Monteverde. Essa é mais uma herança deixada por ele (Lindolfo) e fazemos questão de manter viva a tradição”, disse dona Maria. 

Entre os participantes da ladainha, estava o levantador de toadas David Assayag. Ele fez questão de acompanhar todos os momentos de oração e reverência a Santo Antônio. Ao final da reza, Assayag executou toadas antológicas, enquanto dona Maria do Carmo Monteverde tirava versos. 

“Me senti lisonjeado porque fazia muito tempo que  não participava. Desde pequeno sempre participei e ainda consegui participar com o mestre Lindolfo Monteverde aqui no curralzinho mesmo. Então, pra mim, é um momento de emoção de voltar a participar de novo da ladainha, que é tradicional na Baixa de São José”, ressaltou David.

Como manda a tradição, ao final da ladainha, foram distribuídas guloseimas e mingau ao público e na sequência houve  a apresentação de David Assayag, Israel Paulain, Banda Os Veteranos do Boi e Monte, além da apresentação do Garantido Mirim, com os itens evoluindo no palco. 


Fotos: Paulo Sicsu

Nenhum comentário