Maior fabricante do mundo, Manaus produz 25 bilhões de tampas de lata por ano - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Maior fabricante do mundo, Manaus produz 25 bilhões de tampas de lata por ano

MANAUS – Indústrias de tampas de latas de alumínio para bebidas em Manaus produzem 25 bilhões de unidades por ano. Com três multinacionais instaladas, e mais uma a caminho, a capital é a maior produtora no mundo, segundo a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio). Os dados foram divulgado nesta quinta-feira (23).

No Amazonas desde 2006, as fábricas de tampas de latas de alumínio formam o maior grupo produtor no planeta. Atualmente, Manaus tem três fábricas: Ardagh, Ball e Crown Embalagens.

“A lata vive um momento único. E Manaus é a cidade que se tornou um polo produtor de tampas de latinhas do mundo e irá se firmar ainda mais com essa nova unidade em 2023”, disse Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.

A nova indústria é a Canpack, que confirmou o investimento de R$ 250 milhões em Manaus. A obra das instalações da fábrica deve começar no primeiro semestre de 2023.

De acordo com o presidente da Abralatas, Manaus responde por mais de 80% da produção total desse componente da embalagem, que, somente no ano passado, vendeu mais de 33 bilhões de unidades.

Além da nova fábrica, as empresas já instaladas aumentaram as linhas de produção com maquinário mais moderno e eficiente. A expectativa é que Manaus salte das atuais 25 bilhões de tampas produzidas por ano para 37 bilhões em 2023. Isso representa um aumento de 45% em um ano.

Sustentabilidade

Segundo a Abralatas, a produção inclui boas práticas em ESG [Environmental, Social and Governance, no inglês – Ambiental, Social e Governança, em português]. “Representamos um setor que acredita na produção consciente como único caminho”, afirma Cátilo Cândido.

De acordo com a Abralatas, as vendas no Brasil cresceram 81% na última década (2011 a 2021) com uma média de crescimento de 8% ao ano nos últimos 5 anos.

Mesmo com aumento acelerado de vendas, o índice de reciclagem de latas no Brasil é um dos maiores do mundo: em 2021 quase 99% do total de latas consumidas foram recicladas e voltaram para o mercado num prazo médio de 60 dias, cita a entidade.

Tampa e corpo da lata

A tampa e o corpo da lata são produzidos em unidades fabris diferentes. Atualmente, há 25 fábricas de latinhas espalhadas pelo país, 19 voltadas à produção do corpo da embalagem e seis para a produção de tampas, sendo três delas em Manaus.

A tampa é recravada no corpo da latinha no fabricante de bebida (refrigerante, cerveja, chá, energético, suco, vinho, cachaça).

O processo envolve minuciosas operações de conformação do metal para a formação dos relevos, do rebite para sustentação do anel e da linha de corte que permite a abertura da tampa. 


Fonte: https://amazonasatual.com.br/maior-produtora-do-mundo-manaus-fabrica-25-bilhoes-de-tampas-de-lata-por-ano/

Nenhum comentário