Últimas

TV Encontros das Águas expande sinal e cobertura vai a 100% do território amazonense

Emissora pública de radiodifusão do Amazonas, a Rádio e TV Encontro das Águas vai chegar a 100% do território estadual, levando programação educativa, infantil e conteúdo cultural e jornalístico para a população nos 62 municípios amazonenses. A expansão do sinal é um dos compromissos do governador Wilson Lima que, nesta quarta-feira (22/06), deu mais um passo para o fortalecimento do sistema público ao formalizar cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com investimentos do programa federal Digitaliza Brasil, o Sistema Encontro das Águas vai fazer a operação e instalação de 31 retransmissoras de rádio e televisão no interior do estado. A ampliação do sinal garante o acesso dos amazonenses à educação a distância, por meio do projeto Aula em Casa.

Além disso, a emissora pública está em fase de instalação, com recursos do Governo Estadual, de outros 31 canais. Esse acordo de cooperação objetiva o desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação, operação e retransmissão de serviços de radiodifusão de sons e imagens para expansão do sinal da TV Brasil.

A formalização do acordo foi feita pelo diretor-presidente da EBC, Glen Lopes Valente, da Secretária Executiva do Ministério das Comunicação e membro do Conselho da EBC, Maria Estella Dantas Antonichelli, e do presidente do Sistema de Comunicação Pública do Amazonas, Oswaldo Lopes.“Essa soma de esforços para aumentar o alcance da região amazônica é um negócio inédito. Acho que essa parceria elimina um monte de narrativas e começa a trazer informação correta do que acontece na Amazônia para o Brasil inteiro”, afirma o diretor-presidente da EBC, Glen Lopes.

Com o Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações visa expandir o serviço de tv digital para os municípios que ainda não concluíram a migração do sistema analógico. O programa vai distribuir conversores à população e instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão.

O projeto de interiorização da rádio e TV Encontro das Águas foi dividido em três fases. A primeira já está 50% realizada e consistiu na instalação de retransmissoras em 10 dos 20 municípios contemplados. Hoje, além da capital, mais de 584 mil amazonenses têm acesso ao conteúdo da TV e da Rádio Encontro das Águas e ao ensino a distância do Aula Em Casa nos canais 2.2, 2.3, e 2.4.

A segunda fase do projeto, já autorizada pelo governador, contemplará outros 10 municípios do interior, totalizando 31 retransmissoras.

Na terceira fase de expansão, o acordo de cooperação beneficiará 31 municípios amazonenses: Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucará, Urucurituba, Japurá Tapauá e Tonantins.

De acordo com o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, levar a Comunicação Pública do Amazonas para os 62 municípios é fazer chegar a 4,2 milhões de amazonenses jornalismo de qualidade de prestação de serviço público, com conteúdo produzido por profissionais qualificados.

“A vantagem quem vai obter vai ser a sociedade do Amazonas porque a forma como nós praticamos o jornalismo, a forma como nós produzimos conteúdo vão chegar com mais abrangência em todos os lugares do estado. Acho que o Amazonas está cada vez mais chegando onde tem que chegar, porque o Amazonas é Brasil ”, disse Oswaldo Lopes.

Nenhum comentário