Julho Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Julho Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais

 

Cheia dos rios atinge milhares de pessoas elevando o risco de contaminação por hepatite A

 

Com o aumento dos níveis dos rios e igarapés nos municípios do Amazonas, cresce também a preocupação relacionada às hepatites virais que é muito comum nesse período do ano. A Campanha Julho Amarelo visa reforçar a luta contra esse tipo de doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, bem como a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

 

A Dra. Silvia Fonseca, médica infectologista do Sistema Hapvida explica que a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

 

Existem cinco tipos de hepatites virais a A, B, C, D e E, no Brasil os mais comuns são os três primeiros. “Devemos reforçar as ações preventivas de cuidados com a saúde. Durante este mês é importante que conheçamos mais sobre as hepatites virais, além da importância da vacinação contra os tipos A e B”, explicou Fonseca.

 

No Amazonas, a cheia dos rios atinge milhares de pessoas, elevando o risco de contaminação por hepatite A, em locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. O vírus é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra saudável e por alimentos ou água contaminada. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.

 

Já os vírus B e C, que sem diagnóstico precoce e sem tratamento podem evoluir para a forma crônica e levar o paciente a desenvolver cirrose ou câncer no fígado.

 

Cuidados e prevenção

A Hepatite A e B tem vacina sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além disso, é importante que a população fique alerta e redobre os cuidados com a água e os alimentos que serão consumidos.  

 

Usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal. A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão da mãe para o bebê. A profilaxia para a criança após o nascimento reduz drasticamente o risco de transmissão vertical.

 

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Nenhum comentário