Últimas

Manaus registrou 3º dia mais quente do ano no domingo (17)

Amazônia enfrenta uma onda de calor com a chegada do verão amazônico. Neste período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da redução das chuvas.





Manaus registrou o terceiro dia mais quente do ano no domingo (17). Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a temperatura chegou a 34,6°C na capital do Amazonas.


A Amazônia enfrenta uma onda de calor com a chegada do chamado verão amazônico, que deve perdurar até o início do último trimestre do ano. Neste período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da baixa nebulosidade e redução das chuvas.


Segundo o Censipam, o dia mais quente do ano em Manaus, até o momento, foi 12 de fevereiro, quando a temperatura máxima chegou a 34,8°C. Já o segundo dia mais quente foi 6 de janeiro, quando os termômetros registraram a máxima de 34,6 °C.


Ao g1, a meteorologista do Censipan, Deydila Bonfim, disse que as estações do ano são definidas pelo movimento aparente do sol em relação à Terra. Por causa da inclinação do eixo terrestre, nas latitudes mais próximas da Linha do Equador, na Amazônia, não há definições clássicas das estações outono, inverno, primavera e verão.

"Na nossa região, identificamos as estações muito mais em termos de volume de precipitação [chuvas] acumulada ao longo dos meses, e temos principalmente duas estações bem definidas: a chuvosa, nos meses de maior volume acumulado, e a seca ou menos chuvosa, com os menores volumes mensais. Entre estas temos as estações de transição seca para chuvosa e vice-versa", explicou.


Deydila Bonfim informou, ainda, que as temperaturas mais elevadas devem ser sentidas nos próximos meses.


"Nesse período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da menor nebulosidade e redução das chuvas. Pela climatologia, os valores médios mais elevados de temperaturas máximas ocorrem nos meses de setembro e outubro, com valores próximos a 33,5°C, segundo o INMET. Em dias eventuais, os registros de temperaturas máximas podem ultrapassar os 36°C", concluiu.





Fonte G1 AM

Nenhum comentário