Unidade escolar da Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas em parceria com o Inpa - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Unidade escolar da Prefeitura de Manaus realiza plantio de mudas em parceria com o Inpa



Professores e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento, localizado na comunidade Aliança com Deus, no bairro Cidade Nova, zona Norte, realizaram nesta quinta-feira, (14), o plantio de mais de cem mudas de verduras e frutas na horta escolar. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).


Foram plantadas mudas de tomate cereja, feijão-de-metro, cebolinha, alface, bertalha, couve, pimenta-de-cheiro, jabuticaba, entre outros, que serão utilizados na merenda escolar dos alunos e distribuído também com os familiares. De acordo com a gestora da unidade, Simone Malveira, a atividade possibilita que as crianças desenvolvam o hábito de uma alimentação saudável.


“Muitas crianças têm o hábito de comer muitos conservantes, então aqui, com essa atividade, vamos iniciar essa mudança. Eles vão cuidar da horta, vão regar e depois colher para que seja utilizado na merenda escolar e também levar para casa e isso vai servir de exemplo, para que os pais também plantem em casa e assim toda família tenha uma alimentação mais saudável e balanceada”, explicou Simone.


No primeiro momento da plantação, os professores receberam orientação do responsável da Estação Experimental de Hortaliça do Inpa, Ariel Dotto Blind, que explicou a função do instituto e de como a escola pode mudar o hábito alimentar das crianças.


“O Inpa não realiza plantação, apenas doamos as mudas, mas como percebemos o interesse da gestora e das professoras, resolvemos vir aqui e ajudá-los e ainda explicar para as crianças a importância de cuidar dessas plantinhas. Elas vão criar responsabilidade com a horta e isso vai se refletir no futuro delas”, comentou Ariel.


A unidade de ensino atende 297 crianças, desde o maternal 3, 1º e 2º período e cada turma terá um dia da semana para cuidar da horta, com a ajuda da professora. “Todo esse trabalho inicia na rodinha de conversa dentro da sala de aula. 


Explicamos a importância das verduras, legumes e frutas na alimentação e depois iniciamos a plantação de fato. De dez em dez dias vamos verificar o desenvolvimento das mudas e medir o quanto já cresceram”, disse a professora.




Fonte: Semed

Foto: Eliton Santos

Nenhum comentário