Últimas

Campanha Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças

 

O leite materno é extremamente eficaz na prevenção doenças

O leite materno é o principal alimento nutricional das crianças e é recomendado que seja o único até os seis meses de idade. Durante o mês de agosto, a campanha Agosto Dourado, vem reforçar a importância do aleitamento materno, conscientizar e esclarecer os pais sobre os benefícios que a prática tem para a saúde dos pequenos.

 

Adilla Almeida, nutricionista do Sistema Hapvida, conta que o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. “O leite materno contribui positivamente para o crescimento e desenvolvimento da criança e apresenta vantagens imunológicas, psicológicas e nutricionais".

 

Benefícios para as crianças

 

O leite materno possui diversos nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos, além de ser rico em anticorpos necessários ao desenvolvimento do bebê. Além disso, o processo de sucção colabora com a formação da musculatura e dos ossos da face, na deglutição e na respiração.

 

Entre os benefícios, estão a redução da mortalidade na infância, vantagens imunológicas, psicológicas e nutricionais, promoção do crescimento mais saudável, promoção do desenvolvimento cognitivo, além de prevenir doenças prevalentes na infância e na fase adulta e, também, no combate à desnutrição infantil.

 

Benefícios para as mães

 

Além de aumentar o laço afetivo com a mãe, há inúmeros benefícios da amamentação não somente para o bebê, mas também para as mães, que consequentemente é protegida e favorecida pela produção de leite e amamentação em si.

 

Diminuição do sangramento no período pós-parto, aceleração na perda de peso, redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio são alguns dos benefícios que a mulher tem ao amamentar, além de proteção contra doenças cardiovasculares e contra a osteoporose.

 

Mortalidade Infantil

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmam que o alimento materno nos primeiros meses de vida, garante o desenvolvimento do cérebro e o crescimento físico adequado da criança. A amamentação é o principal caminho para a diminuição da mortalidade infantil ao redor do mundo.

 

O leite materno pode reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Além disso, os riscos de desenvolver um câncer de mama reduzem em 6% a cada ano para a mulher que amamenta, segundo dados do Ministério da Saúde.


Sobre o Sistema Hapvida
O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Nenhum comentário