๐ฃ๐ฟ๐ฒ๐ณ๐ฒ๐ถ๐๐๐ฟ๐ฎ ๐ฑ๐ฒ ๐ ๐ฎ๐ป๐ฎ๐๐ ๐ฟ๐ฒ๐ฎ๐น๐ถ๐๐ฎ ‘๐ ๐ผ๐๐๐ฟ๐ฎ ๐๐ผ๐ฟ๐๐ฎ ๐๐๐ฐ๐ผ๐น๐ฎ๐ฟ’ ๐ฐ๐ผ๐บ ๐ฒ๐๐๐๐ฑ๐ฎ๐ป๐๐ฒ๐ ๐ฑ๐ฎ ๐ฒ๐ฑ๐๐ฐ๐ฎ๐ฐ̧๐ฎ̃๐ผ ๐ฒ๐๐ฝ๐ฒ๐ฐ๐ถ๐ฎ๐น
A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 18/11, a “Mostra Horta Escolar: semear, cuidar e colher para todos incluir e envolver”, com a apresentaรงรฃo do trabalho desenvolvido nas sete unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educaรงรฃo (Semed) envolvidas no projeto. O evento ocorreu no auditรณrio da Divisรฃo de Desenvolvimento Profissional do Magistรฉrio (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul da capital.
O projeto ocorreu em uma unidade de cada Divisรฃo Distrital Zonal (DDZ) com estudantes da educaรงรฃo especial e teve como objetivo praticar a inclusรฃo trabalhando com a educaรงรฃo ambiental. Ele foi idealizado, a partir do trabalho da Gerรชncia de Educaรงรฃo Especial (GEE), ao identificar a necessidade de cuidar do meio ambiente e a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando a aproximaรงรฃo dos estudantes com a melhoria de sua alimentaรงรฃo, de forma prรกtica, prazerosa e envolvendo a comunidade escolar. ร neste ambiente que se aprende a ler, escrever, a relacionar-se com as pessoas e a cuidar de si e do meio externo e interno da unidade escolar.
Representando o diretor do Departamento de Gestรฃo Educacional (Dege), Anรฉzio Mar, a assessora pedagรณgica Suely da Silva explica que a atual gestรฃo tem como foco a valorizaรงรฃo do ser humano e esse projeto รฉ uma demonstraรงรฃo disso.
“E, em nome da secretรกria Dulce Almeida, o nosso diretor do departamento agradece a participaรงรฃo de todos. Esse รฉ um projeto que temos muito orgulho, e a realizaรงรฃo da primeira mostra รฉ a certeza do compromisso de cada escola, principalmente, dos estudantes envolvidos no projeto”, acrescenta.
Projetos
Uma das unidades que apresentou o trabalho desenvolvido foi o Centro Municipal de Educaรงรฃo Infantil (Cmei) Benjamin Matias, localizado no bairro Lago Azul, na zona Norte. Para a gestora do centro, Kรกtia Nakatani, realizar o projeto foi importante, porque ajudou os estudantes a se desenvolverem em diversos aspectos.
“Antes, eles viviam naquele mundinho e, agora, nรฃo, eles tรชm iniciativa. Eles pedem para participar. Quando a gente erra um processo, eles chamam a nossa atenรงรฃo. Eles tรชm aquele momento em que eles podem mesmo intervir no processo da sala de aula, nรฃo sรณ na hortinha”, finaliza Kรกtia.
Fonte: Semed
Foto: Cleomir Santos
Nenhum comentรกrio