Glocal Amazônia - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Glocal Amazônia

Evento acontece nos dias 26, 27 e 28 e reforça protagonismo
mundial da região na discussão das pautas socioambientais

 


Evento que marca sua estreia em Manaus, a Glocal Amazônia acontece entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano e apresenta uma rica agenda com debates, conversas e apresentações para discutir os desafios da sustentabilidade e da construção de futuro. O evento é parte das ações da plataforma Glocal Experience, que tem em seu ambicioso objetivo estimular conexões, aprendizado e definição de ações possíveis com foco em garantir um futuro possível para o planeta e para a sociedade.
 

A abertura da Glocal Amazônia está agendada para o sábado, dia 26 de agosto, a partir das 11h, no Juma Ópera, com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de representantes das secretarias estaduais de governo. Na cerimônia, a cantora indígena Djuena Tikuana vai cantar o Hino Nacional.
 

A programação que acontece no Palácio da Justiça é gratuita e aberta ao público.

 

SÁBADO – 26 DE AGOSTO

10h – EscutAmazônia: Ciência e Conhecimento (Palco Impacto)


A Amazônia Legal ocupa 5 milhões de quilômetros quadrados, 58,9% do território brasileiro, onde vivem grupos étnicos e populações diversas, em ambientes variados, com diferentes culturas e necessidades. A partir de estudos e evidências científicas, a mesa apresentará o panorama atual da região e as proposições para sua sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

12h – Negócios de Impacto: Desafios e Oportunidades na Captação de Investimentos (Palco Impacto)


O painel reunirá empresários com ampla experiência no setor de Negócios de Impacto para discutir os desafios e oportunidades envolvidos na captação de investimentos. Serão compartilhados casos práticos, estratégias eficazes e insights valiosos para ajudar empreendedores a impulsionar seus negócios socialmente responsáveis, destacando os desafios e as oportunidades que surgem nesse emocionante caminho rumo a um futuro mais consciente.

 

14h30 – Como Negócios de Impacto Contribuem para a Floresta em Pé (Palco Impacto)


As empresas B certificadas e seus modelos de empresas de benefícios estão sendo apontadas como o quarto setor da economia.

Venha descobrir uma nova genética empresarial e ouvir estórias de empresas B de sucesso em âmbito nacional e internacional.

 

15h – Prosperidade para Comunidades e Aldeias da Amazônia Profunda (Palco Desafios e Soluções)

  • Valcleia Solidade (FAS)
  • Victor Salaviati (FAS)
  • Roberto Brito (Tumbiras)
  • Neurilene Cruz (empreendedora de restaurante)

Miskui_Neurilene Cruz

Roberto Brito

Valcleia Solidade


É fundamental do ponto de vista da prosperidade mostrar que o futuro da Amazônia depende de construirmos trajetórias de desenvolvimento que enfrentem o tema da pobreza com a floresta em pé. E a prosperidade é um conceito baseado numa visão multidimensional da pobreza, então precisamos superar a pobreza, tanto enfrentando a questão de renda, quanto a pobreza menstrual, pobreza energética, pobreza de acesso à educação, saúde, entre outros. Utilizando a abordagem sistêmica da FAS, gerando prosperidade.

 

18h  O Papel da Arte na Transformação Social (Palco Desafios e Soluções)

  • Robério Braga
  • Bárbara Soares (Amazonas Filarmônica)
  • Kaká Soares (secretário Executivo da Sec. AM)
  • Nikolay Sapoundijev (OSB-RJ)

Nikolay Sapoundijev


A Cultura ao redor do mundo tem impacto significativo na vida das pessoas, proporcionando oportunidades de crescimento, aprendizado, inclusão social e transformação. Nessa conversa, vamos trazer histórias de quem foi transformado pela arte e seguiu no papel de transformador, inspirando e encorajando mais pessoas a se envolverem em projetos culturais, criando um efeito cascata positivo de mudança e engajamento.

 

DOMINGO – 27 DE AGOSTO


10h – As Múltiplas Infâncias Amazônicas e A Prioridade Absoluta (Palco Desafios e Soluções)

  • Francisco Vera
  • Betina Barros (Fórum Brasileiro de Segurança Pública)
  • Assis da Costa (UFPA)
  • Daniela Silva (Projeto Aldeias)
  • Regiane Oliveira (Instituto Alana)

Francisco Vera


A Amazônia possui a população mais jovem do país, com 9,1 milhões de crianças e adolescentes. No entanto, são elas, e em especial as crianças indígenas, as mais impactadas pelas crises socioambientais do território. Da poluição do ar advinda das queimadas à contaminação das águas e alimentos por mercúrio, da falta de saneamento básico e educação à violência sexual no contexto do garimpo ilegal, as crianças estão sendo afetadas em todas as suas dimensões quando, de acordo com as normas nacionais e internacionais, devem ter seus direitos garantidos com absoluta prioridade, inclusive no que diz respeito à formulação e execução de políticas públicas. O diálogo proposto trará um olhar para as infâncias amazônicas e os desafios e políticas necessárias para colocá-las no centro das discussões das crises e questões socioambientais da Amazônia.

 

10h – EscutAmazônia: Inovadores Sistêmicos (Palco Impacto)


Uma conversa esclarecedora e realista sobre a situação da região amazônica entre um líder indígena e integrantes de organizações que atuam na proteção e na educação socioambiental da Amazônia, na Amazônia e para os Amazônidas.

 

12h – Governar para não Entregar: Segurança Multidimensional para a Amazônia Brasileira (Palco Impacto)

  • Joel Araújo (IBAMA AM)
  • Maria Olivia Junqueira (MPPA)
  • Pedro Neto (Polícia Federal)
  • Juliana Barroso (Instituto Igarapê)

Juliana Barroso


14h30 – Como a Floresta Viva Impulsiona para a Sociobiodiversidade (Palco Impacto)


A importância de contar histórias reside em inspirar, criar conexões emocionais e nos tornar empáticos a realidades diversas das que vivemos. O painel reforça a potência dessas histórias na soma de forças em colocar luz sobre as diversas temáticas que envolvem a conscientização para sustentabilidade.

 

SEGUNDA-FEIRA – 28 DE AGOSTO


10h – Índice de Progresso Social: Uma Ferramenta de Gestão para o Desenvolvimento (Palco Desafios e Soluções)


O objetivo deste documento é criar um diagnóstico e recomendações para impulsionar o progresso social na Amazônia, a partir dos diálogos e encontros que ocorrerão durante a edição do evento Glocal Experience na cidade de Manaus. A ideia é gerar uma carta compromisso para governos, empresas e sociedade civil, contendo ações que possam ter um impacto real na qualidade de vida, economia e bem-estar da população amazônica.

 

10h – EscutAmazônia: Inclusão e Futuro (Palco Impacto)


A importância do Brasil como protagonista na simbiose necessária entre a Economia Socioambiental Sustentável e a Economia Padrão sob a perspectiva da Amazônia, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo e que desempenha um papel primordial para a Terra pela biodiversidade única, o ecossistema e sua relevância no equilíbrio climático mundial.

 

11h30 – Soberania e Segurança na Amazônia (Palco Desafio e Soluções)


Nesse painel, vamos discutir o papel das Forças Armadas e autoridades na defesa do território e a proteção dos recursos naturais da Amazônia. A vastidão da região apresenta desafios únicos e complexos.

 

12h – Manejo Sustentável (Palco Impacto)

  • Marcos Apolo Muniz (Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas)

Vamos trazer estudo de casos com gestores falando de suas experiências à frente dos mais diferentes negócios como pesca, café e óleos essenciais, que trazem em seu DNA a importância da exploração cuidadosa, de impacto ambiental reduzido.

 

16h30 – Saneamento Básico: O Sonho dos Igarapés Despoluídos (Palco Desafios e Soluções)


O equilíbrio entre qualidade de vida e meio ambiente é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. É uma questão complexa que exige a integração de políticas públicas, iniciativas privadas e conscientização individual para garantir um desenvolvimento sustentável e responsável.

 

18h – Conexão Para a Amazônia (Palco Desafios e Soluções)

Nesse painel para falar sobre como o impacto colaborativo e redes comunitárias estão conectando comunidades extrativistas, quilombolas e indígenas de territórios protegidos da Amazônia. Através da conectividade como ferramenta de transformação social através do controle comunitário e inclusão digital consciente, a COIAB, CONAQ e CNS irão compartilhar as principais experiências e desafios daqui pra frente.

 

Sobre a Glocal Amazônia


O evento será totalmente gratuito e espera receber cerca de 30 mil pessoas. A agenda de três dias traz diálogos, palestras, oficinas, workshops, cinema, muita arte e cultura, reunindo lideranças globais e representantes locais com vivência e atuação na região. São nomes de atuação nacional e internacional, possibilitando uma rica troca de experiências, olhares e soluções.
 

O grande desafio – e compromisso – da Glocal Amazônia foca também na Agenda 2030, buscando a participação ativa e o compromisso de diversos grupos da sociedade. O evento acontece de 26 a 28 de agosto, no Palácio da Justiça – Rodas de Soluções (eu levaria essa informação para cima, dando mais destaque), Oficinas, Workshops, Fórum, e Cine Glocal Impacto, no Largo de São Sebastião – com shows, exposições e experiências regionais, no Juma Ópera, com o Palco Glocal, aberto ao público. O encerramento do evento da Glocal Experiência Amazônia acontece no Teatro Amazonas, com um grande encontro entre os Bois de Parintins e a Orquestra Filarmônica do Amazonas.
 

Para construir a agenda de discussões da Glocal Amazônia, foi criada uma rede de curadoria, focando na diversidade de experiências e especializações. Esse grupo é formado pela equipe da própria Glocal com apoio e suporte de nomes como: Robério Braga, advogado e historiador, que foi secretário de Cultura do Amazonas; José Marcelo Zacchi, fundador e dirigente da Associação Casa Fluminense, Instituto Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Phelippe Daou, CEO do Grupo Rede Amazônica e idealizador do projeto “Amazônia que eu Quero”; o antropólogo Hermano Vianna; Patricia Ellen, ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, empreendedora e sócia da Systemiq e da Aya Earth Partners,Ilona Szabó, empreendedora cívica brasileira, cientista política e presidente do Instituto Igarapé,o Instituto Alana, uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças.
 

Entre os temas abordados na curadoria estão Moda Sustentável, Amazônia Urbana, Saneamento Básico, Segurança, Bioeconomia, Carbono Neutro, Transição Verde, Futuro do Trabalho, além da apresentação de cases de inovação social e negócios de impacto.
 

A GLOCAL Experience é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, Fundação Rede Amazônica e Dream Factory. O evento tem patrocínio da Águas de Manaus e apoio da ENEVA.

 

GLOCAL Experience Amazônia


Quando: de 26 a 28 de agosto


Onde:Manaus – Palácio da Justiça, Juma Ópera, Largo de São Sebastião, Teatro Amazonas

Informações no site


Ingressos da Expo: Entrada franca

 

Nenhum comentário