Glocal Experience apresenta tema ‘Amazônia Além da Floresta’ em debate no Rio de Janeiro - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Glocal Experience apresenta tema ‘Amazônia Além da Floresta’ em debate no Rio de Janeiro

Conferência contou com representantes do Amazonas, como Luciana Nogueira Minev, Marcos Apolo Muniz, Phelippe Daou Jr e Robério Braga




A Glocal Experience, plataforma de ideias e ações voltadas para sustentabilidade, levou o tema “Amazônia Além da Floresta” para a edição que acontece até sábado (25/11), no Rio de Janeiro. A conferência contou com a participação de representantes do Amazonas, como Luciana Nogueira Minev, CEO da Singulari, Marcos Apolo Muniz, secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Phelippe Daou Jr, CEO do grupo Rede Amazônica, e Robério Braga, professor e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL).


Luciana Nogueira Minev, referência no mercado de consultoria e negócios, abriu o painel, nesta quinta-feira (23/11), com uma provocação sobre a diferença entre a discussão dentro e fora da Amazônia.


“As pessoas fora da Amazônia estão preocupadas fundamentalmente em como manter a floresta em pé, como preservação, enquanto os amazônidas têm preocupações cotidianas de saúde, moradia e renda”, avaliou a empresária. “Então eu trouxe essa perspectiva de que, para discutir a Amazônia, tem que envolver os amazônidas, tem que considerar quem vive na região, as pessoas que moram naquele lugar”.




O titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, trouxe para o debate a cultura e a importância do respeito e conhecimento sobre a ancestralidade dos povos da floresta.


"Preservar a floresta passa por pensar nas pessoas, e, para isso, é fundamental compreender a importância da cultura no contexto amazônico. Essa abordagem, que tem sido uma orientação do governador Wilson Lima, é fundamental em todos os debates que abordam o tema Amazônia, e não poderia ser diferente na Glocal Experience no Rio de Janeiro. Consolidar esse entendimento é assegurar um futuro sustentável, culturalmente rico e economicamente próspero para a nossa região", afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa.


Robério Braga, que mediou o encontro, reforçou o olhar mais humanizado para as pessoas da região, a fim de despertar os jovens para a realidade da Amazônia, enquanto Phelippe Daou Jr evidenciou a escuta e a experiência de quem mora na região.


“Foi uma excelente oportunidade de demonstrar a visão amazônida, do homem da terra, para grupos de inteligência e sensibilização de outra região do país. Referenciar as implicações das alterações climáticas e ambientais para o homem local, e indicar que há saberes tradicionais a serem considerados para o desenvolvimento da região”, comentou Robério Braga.


Glocal Experience Rio 2023

O evento com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas tem a proposta de discutir as iniciativas e estratégias nesta área. Entre os palestrantes convidados estão lideranças governamentais, empresariais, indígenas, comunitárias e de movimentos sociais.


*FOTOS:* Divulgação

Nenhum comentário