Prefeitura leva atracadouro principal e terceira ponte do píer turístico para o mirante Lúcia Almeida
A terceira ponte e o atracadouro principal do píer turístico construído pela Prefeitura de Manaus chegaram ao complexo mirante Lúcia Almeida, nesta quarta-feira, 22/5, completando a etapa de instalação da estrutura que faz parte do programa de reabilitação do “Nosso Centro”.
Transportada nas primeiras horas desta manhã, a terceira ponte tem as medidas de 60 metros e 115 toneladas. Os outros dois flutuantes de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros por 12 metros e pesam 62 toneladas, cada.
A primeira estrutura, a do maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas.
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que o píer turístico será inaugurado no dia 9/6 e vai transformar a concepção turística da capital.
“A terceira ponte chegou e a estrutura do píer já estão sendo montada. Agora vamos para a fase de ajustes, com os detalhes finais para que a gente possa colocar à disposição da população da cidade de Manaus esse píer turístico que é algo inovador aqui com relação à concepção turística da nossa cidade”, afirmou.
O píer turístico faz parte das obras do “Nosso Centro”, e vai se integrar à estrutura do mirante Lúcia Almeida. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) é o idealizador dos projetos arquitetônicos do “Nosso Centro”.
“A ponte chegou à área do mirante e foi feito o manejo, com as amarrações e os apoios, a interconexão com as estruturas. E já na inauguração iniciam os trabalhos no píer, especialmente em relação ao turismo. A vice-presidência de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) está instalada na sede do mirante coordenando essas ações para mostrar todo o potencial do trade”, disse o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
A população pode fazer fotos e gravações das estruturas, mas o espaço segue interditado até sua conclusão, não sendo possível subir nas pontes.
Atividades
O diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, lembrou que o píer faz parte do complexo para poder atrair todas as atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural.
“É exatamente isso que nós queremos para Manaus. Nós estamos criando todo esse atrativo, assim como o que nós já temos, como a própria Ponta Negra, e futuramente o parque Encontro das Águas. Ou seja, isso faz parte de um grande projeto, onde se pretende transformar Manaus realmente em uma cidade turística”, comentou Pedro Paulo.
Medidas
A prefeitura avança na conclusão do primeiro píer turístico da capital amazonense, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, no Centro, zona Sul. O píer faz parte da primeira etapa das intervenções do “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida em 2021, e em fase de finalização para entrega.
Toda a operação turística que envolve a hidrografia da Amazônia chegará e partirá desse píer turístico. Ele terá essa função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus. Terá integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. Ele passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla de Manaus e todo o entorno da capital.
O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Dhyeizo Lemos e Elton Viana / Semcom
Nenhum comentário