Economia Criativa ganha foco central nos três dias do Dia Mundial da Criatividade - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Economia Criativa ganha foco central nos três dias do Dia Mundial da Criatividade

Amazônia Ocidental participou em bloco do World Creativity Day 2025, com as cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco com a chancela do Institulo Valendo




Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Manaus experimentou uma imersão no universo da economia criativa com a realização do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day -WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo.


Shows musicais, desfiles de moda, palestras, vivências, rodas de conversa, workshops, oficinas, feiras de economia criativa e gastronômicas ocuparam cinco espaços da cidade com mais de 150 ações que colocaram a economia criativa como o centro das atenções.


Casarão de Ideias, Faculdade Martha Falcão Wyden, Bosque da Ciência do Inpa e Galeria 07 foram os anfitriões da edição manauara World Creativity Day, levando a milhares de pessoas informações sobre economia criativa.


O festival tem como objetivo evidenciar que a economia criativa se apresenta como uma matriz econômica com potencial de ser uma alternativa pujante e sustentável para a Amazônia. As ações realizadas buscaram fortalecer e amadurecer o setor, que já tem se mostrado bastante ativo na região.




Não por acaso, em 2025, a Amazônia Ocidental participou da ação mundial do World Creativity Day em bloco, com as cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco realizando seus festivais, sob a chancela do Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia, mantenedor do Dia Mundial da Criatividade nas três capitais, que se uniram a outras 64 cidades brasileira onde o evento aconteceu.


Embaixador do World Creativity Day para a Amazônia Ocidental, Beto Contartesi destacou a característica disruptiva de criação de oportunidades que o evento teve nas três capitais do Norte. “A edição 2025 foi disruptiva, inovadora e fundamental para ligar, conectar e construir pontes para conexão, geração de negócios, oportunidades e ligação entre três capitais da Amazônia Ocidental”, afirmou. 


Sobre Manaus, Contartesi pontuou o sucesso do World Creativity Day pelo segundo ano consecutivo. “Manaus foi incrível, pulsante, potente como é. No primeiro ano (2024) já fomos destaques nacionais, 2025 já superamos todos os números e indicadores do ano anterior, que quase quintuplicaram. Manaus é uma capital criativa fundamental para esta nova matriz no Brasil”, afirmou.



Podcast

Na quarta-feira (23/04), um podcast ao vivo, tendo como base Manaus, destacou as atividades que ocorreram nas três capitais e seus protagonistas. Tendo como convidados o gestor de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Turenko Beça e o estilista amazônico premiado Sioduhi Piratapuya, entre outros.


O podcast contou com entradas de atividades que estavam sendo realizadas nas três cidades, tendo como um dos pontos altos o encontro virtual entre Sioduhi Piratapuya, que estava em Manaus, e as estilistas criadoras da marca Made In Acre, Rayssa Alves e Juliana Pejon, diretamente de Rio Branco, em uma inspiradora conversa sobre a indústria criativa da moda contemporânea. Vale a pena conferir no canal do Instituto Valendo em https://www.youtube.com/@economiavalendo.


Em Manaus, o Dia Mundial da Criatividade teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. 


O Dia Mundial da Criatividade ou World Creativity Day teve patrocínio nacional do Sebrae, além de parceria da marca Canva. Como apoiadores locais contou com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas, a Central Única das Favelas no Amazonas, Refricar Soluções Automotivas, Selva Homes, Logic Pro Soluções Tecnológicas e Souedo.


O World Creativity Day é uma iniciativa reconhecida pela ONU por meio da Resolução 71/284, que institui o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento acontece simultaneamente em diversos países e coloca a criatividade no centro do debate sobre educação, empreendedorismo, cultura e tecnologia.

Nenhum comentário