Economia Criativa ganha foco central nos três dias do Dia Mundial da Criatividade
Amazônia Ocidental participou em bloco do World Creativity Day 2025, com as cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco com a chancela do Institulo Valendo
Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Manaus experimentou uma imersão no universo da economia criativa com a realização do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day -WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo.
Shows musicais, desfiles de moda, palestras, vivências, rodas de conversa, workshops, oficinas, feiras de economia criativa e gastronômicas ocuparam cinco espaços da cidade com mais de 150 ações que colocaram a economia criativa como o centro das atenções.
Casarão de Ideias, Faculdade Martha Falcão Wyden, Bosque da Ciência do Inpa e Galeria 07 foram os anfitriões da edição manauara World Creativity Day, levando a milhares de pessoas informações sobre economia criativa.
O festival tem como objetivo evidenciar que a economia criativa se apresenta como uma matriz econômica com potencial de ser uma alternativa pujante e sustentável para a Amazônia. As ações realizadas buscaram fortalecer e amadurecer o setor, que já tem se mostrado bastante ativo na região.
Não por acaso, em 2025, a Amazônia Ocidental participou da ação mundial do World Creativity Day em bloco, com as cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco realizando seus festivais, sob a chancela do Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia, mantenedor do Dia Mundial da Criatividade nas três capitais, que se uniram a outras 64 cidades brasileira onde o evento aconteceu.
Embaixador do World Creativity Day para a Amazônia Ocidental, Beto Contartesi destacou a característica disruptiva de criação de oportunidades que o evento teve nas três capitais do Norte. “A edição 2025 foi disruptiva, inovadora e fundamental para ligar, conectar e construir pontes para conexão, geração de negócios, oportunidades e ligação entre três capitais da Amazônia Ocidental”, afirmou.
Sobre Manaus, Contartesi pontuou o sucesso do World Creativity Day pelo segundo ano consecutivo. “Manaus foi incrível, pulsante, potente como é. No primeiro ano (2024) já fomos destaques nacionais, 2025 já superamos todos os números e indicadores do ano anterior, que quase quintuplicaram. Manaus é uma capital criativa fundamental para esta nova matriz no Brasil”, afirmou.
Podcast
Na quarta-feira (23/04), um podcast ao vivo, tendo como base Manaus, destacou as atividades que ocorreram nas três capitais e seus protagonistas. Tendo como convidados o gestor de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Turenko Beça e o estilista amazônico premiado Sioduhi Piratapuya, entre outros.
O podcast contou com entradas de atividades que estavam sendo realizadas nas três cidades, tendo como um dos pontos altos o encontro virtual entre Sioduhi Piratapuya, que estava em Manaus, e as estilistas criadoras da marca Made In Acre, Rayssa Alves e Juliana Pejon, diretamente de Rio Branco, em uma inspiradora conversa sobre a indústria criativa da moda contemporânea. Vale a pena conferir no canal do Instituto Valendo em https://www.youtube.com/@economiavalendo.
Em Manaus, o Dia Mundial da Criatividade teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Dia Mundial da Criatividade ou World Creativity Day teve patrocínio nacional do Sebrae, além de parceria da marca Canva. Como apoiadores locais contou com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas, a Central Única das Favelas no Amazonas, Refricar Soluções Automotivas, Selva Homes, Logic Pro Soluções Tecnológicas e Souedo.
O World Creativity Day é uma iniciativa reconhecida pela ONU por meio da Resolução 71/284, que institui o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento acontece simultaneamente em diversos países e coloca a criatividade no centro do debate sobre educação, empreendedorismo, cultura e tecnologia.
Nenhum comentário