Instituto Geoglifos da Amazônia realiza coletiva de imprensa para anunciar achados inéditos de geoglifos e estruturas arqueológicas no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Instituto Geoglifos da Amazônia realiza coletiva de imprensa para anunciar achados inéditos de geoglifos e estruturas arqueológicas no Amazonas


O Instituto Geoglifos da Amazônia CONVOCA a imprensa amazonense, nesta quinta-feira (22), para anunciar os resultados de pesquisas e descobertas inéditas de geoglifos e estruturas arqueológicas no estado do Amazonas.

Os geoglifos são impressionantes estruturas escavadas no solo, formadas por valetas e muretas que criam figuras geométricas de diferentes formatos e dimensões. Esses sítios arqueológicos estão localizados na Amazônia Ocidental, especialmente nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Até o momento, mais de 1000 sítios arqueológicos desse tipo foram identificados, número que continua crescendo conforme novas pesquisas são realizadas, inclusive na região sul do Amazonas, nos municípios de Boca do Acre e Lábrea.


O debate se faz necessário, pois com o aumento do desmatamento na região, os desenhos e padrões grandes feitos no solo estão cada vez mais evidentes e precisando de atenção.  


Além disso, o momento pode nos dar possíveis novas resposta sobre as civilizações antigas que aqui viviam há centenas de anos.

 

O QUE:  Instituto Geoglifos da Amazônia anuncia descobertas inéditas de geoglifos e estruturas arqueológicas no estado do Amazonas 

ONDE:  IPHAN/AM - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

QUANDO: Quinta-Feira (22/05)

HORA: 09H

ENDEREÇO:Tv. Vivaldo Lima, 13 - Centro, Manaus - AM, 69005-440. Ponto de Referência: Museu do Porto.


SOBRE O ENTREVISTADO - DR. ALCEU RANZ

Presidente do Instituto Geoglifos da Amazônia; Coordenador do Projeto "Desvelando o Passado Profundo"; Graduado em Geografia; Mestre em Geociências e Ph.D. pela Universidade da Flórida – EUA; Especialista em Paleontologia, com ênfase na Megafauna Amazônica; Experiente em Arqueologia, com mais de 20 anos dedicados ao estudo e registro dos Geoglifos Amazônicos e Autor e co-autor de vários livros e artigos científicos sobre Paleontologia e Arqueologia.

Nenhum comentário