MPs do Amazonas e Pará e Inpa debatem emergência climática na região Amazônica em evento na próxima semana - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

MPs do Amazonas e Pará e Inpa debatem emergência climática na região Amazônica em evento na próxima semana

Programação é direcionada a acadêmicos, representantes do poder público e à sociedade civil em geral




Reunindo especialistas, pesquisadores e representantes do poder público, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoverá, de 28 a 30 de maio, o evento “Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30”. A programação, realizada em parceria com o MP do Pará, ocorrerá no auditório da biblioteca do campus 1 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado no bairro Petrópolis. 


Durante os três dias, o evento contará com mesas de discussão sob os vieses político, socioeconômico, socioambiental e fundiário — eixos que serão trabalhados em alusão à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, na cidade de Belém (PA).


Aberto a acadêmicos, representantes do poder público e à sociedade civil em geral, o evento está com inscrições abertas pelo link https://ceaf.mppa.mp.br/app/only-email/login, com direito a certificados de carga horária de 20 horas. Além disso, o encontro terá transmissão online pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Pará (Ceaf-MPPA).  


O MPAM estará representado por membros, que conduzirão mesas de discussão: a promotora de Justiça Aurely Freitas Germano Penha, chefe do Ceaf do MPAM, falará sobre “Injustiça Climática e Racismo Ambiental no Brasil: Diálogos para o Fortalecimento da Democracia a partir da Amazônia Brasileira”, no dia 28 de maio; e o promotor de Justiça Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida abordará o tema “Mudanças Climáticas e Conflitos Socioambientais na Amazônia Brasileira”, no dia 29 de maio. 


No último dia de programação (30/05), os promotores de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra e Karla Cristina da Silva Reis comporão a mesa “Saberes, Tecnologias Sociais e Ancestrais, Saberes Acadêmicos e Iniciativas Inovadoras para o Enfrentamento da Injustiça Climática e do Racismo Ambiental na Amazônia”.  


Além de MPAM, MPPA e Inpa, o evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia e Educação na Amazônia Brasileira (Gepeab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Conselho Regional de Economia (Corecon), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos (Gedha).


...

Texto: Ramon Oliveira

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nenhum comentário