PQA 2025 bate recorde de participação e destaca força da cultura de gestão no Amazonas
Instituições inscritas no Prêmio Qualidade Amazonas terão oportunidade de se apresentar para a sociedade na 4ª Feira da Qualidade, marcada para ocorrer de 8 a 11 de outubro
O Prêmio Qualidade Amazonas 2025 (PQA) fechou sua fase de inscrições com a participação de 120 empresas e, pelo menos, 90 delas devem participar da 4ª Feira da Qualidade em outubro. O número é recorde para o evento, em seus 32 anos de realização, sendo mais que o dobro do registrado no ano passado, que teve 71 inscrições. Desse total, 93 organizações, de diversos setores econômicos, entregaram seu relatório, cujo prazo final se encerrou nesta segunda (7).
Elaborado por especialistas voluntários, o documento em questão detalha o desempenho das participantes, destacando seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, e servindo como diagnóstico estratégico para impulsionar a excelência na gestão e nos processos.
Promovido pelo Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o prêmio já é considerado o “Oscar da Qualidade”. As vencedoras são escolhidas após rigoroso processo de avaliação, que dura meses e envolve mais de 80 profissionais, dedicando mais de mil horas nesta tarefa.
Desde 1994, o PQA já reconheceu mais de 700 organizações, incentivando a excelência em gestão e processos organizacionais. O evento continua promovendo a busca por melhorias contínuas em duas modalidades principais: Gestão, focada na evolução corporativa, e Processo, voltada para inovações e práticas sustentáveis.
A organização do evento também está com os preparativos adiantados para a 4ª Feira da Qualidade, que ocorrerá de 8 a 11 de outubro, no piso Mogno do Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery, nº 1.500, Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com o Dampi/Fieam, esta será a maior feira já realizada no âmbito do PQA, tanto em quantidade, quanto em diversidade de participantes, com destaque para organizações públicas. E desde já, anuncia também foco na inclusão e conscientização social.
O PQA 2025 conta com apoio institucional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), e do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A iniciativa privada também integra esse esforço, representada pelas empresas Pam Plásticos, Tutiplast, Q3 Qualidade, Click IP e TS Suprimentos.
Espaço de excelência
A coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, Erlen Lúcia Oliveira Montefusco, considera que os números confirmam o reconhecimento do PQA, como espaço de excelência, aprendizado de boas práticas de gestão e cooperação interinstitucional.
“No ano passado, tivemos 59 entregas para 93 inscrições. A empresa manifesta interesse em participar e isso é efetivado com a entrega. Foram 17 relatórios apresentados para projetos de gestão e 76 relativos a processo. Acho que esse crescimento é fruto de todo o trabalho e investimento que apresentamos”, avaliou.
A executiva salienta que o PQA é o único programa no Brasil que integra todas as atividades econômicas, e acrescenta que há potencial também para engajar universidades, sendo fonte de estudos de caso, pesquisa aplicada, extensão e networking.
“Estamos com todos os segmentos, incluindo a indústria, mas também o comércio, serviços de saúde e educação, pequenas organizações e órgãos governamentais. O EB [Exército Brasileiro] está voltando maciçamente, com 11 organizações. Há também dez micro e pequenas empresas que vieram do Sebrae, além de um hospital e a Polícia Militar.
A dirigente lembra que, além de contar com um leque maior de participações corporativas, o PQA também é o programa de qualidade mais antigo do Brasil, com mais resultados expressivos no cenário nacional, e uma referência dos programas estaduais para o cenário nacional.
A participação no prêmio confere reconhecimento público (com troféus, medalhas e publicidade), engajamento interno, fortalecimento da cultura organizacional e visibilidade no mercado. E, para quem participa da Modalidade Processo, há ainda premiação financeira. Mas, além da competição, o prêmio promove formação, cultura de melhoria contínua e boas práticas de gestão.
_Fotos: Divulgação PQA 2024_
Nenhum comentário